Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


O estômago diminui quando a gente faz dieta?

Raquel Drehmer

Colaboração para o UOL VivaBem

19/02/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Quem comia em grandes quantidades antes da dieta pode sim sentir o estômago diminuir
  • Mas, na verdade, o órgão está retornando ao tamanho natural
  • Apenas cirurgias podem reduzir o tamanho do estômago para além do normal

Sim, o estômago pode diminuir durante a dieta, caso ele estivesse dilatado devido aos hábitos alimentares que a pessoa tinha antes da mudança alimentar. Mas ele não fica menor do que seu tamanho natural, que é individual e determinado de acordo com a altura e a largura de cada um.

Quando a pessoa ingere, refeição após refeição, quantidades muito grandes de alimentos, o estômago não tem tempo de voltar ao seu tamanho após a digestão e vai ficando dilatado, permitindo que se consiga comer mais. Portanto, se a pessoa reduzir o volume de alimentos ingeridos devido a uma dieta, pode sentir o espaço do órgão voltar ao normal.

Problemas no sistema digestivo, como uma obstrução na saída para o intestino, também têm a capacidade de tornar o estômago temporariamente maior por causa do acúmulo de alimentos e resíduos no local.

A única forma do órgão ficar menor do que seu tamanho natural é por meio de intervenção cirúrgica. Em condições naturais --ou seja, sem ter passado por uma cirurgia bariátrica ou para a retirada de um tumor --, o estômago nunca terá dimensões menores que aquelas determinadas pela genética do indivíduo. 

Fontes: Marcelo da Silva Pedro, médico gastroenterologista membro do conselho científico de gastroenterologia da APM (Associação Paulista de Medicina); Sandra Beatriz Marion, médica gastroenterologista professora da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Elaine Moreira, médica gastroenterologista da FBG (Federação Brasileira de Gastroenterologia) e do Instituto EndoVitta (parceiro da Cruz Vermelha de São Paulo).

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no UOL VivaBem.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube