Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Vacina italiana consegue reduzir reserva de HIV em 90%

Vacina - Natali_Mis/iStock
Vacina Imagem: Natali_Mis/iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

14/02/2019 13h28

Uma vacina terapêutica, desenvolvida na Itália, conseguiu diminuir em 90% os vírus latentes em pacientes com HIV, mostrou um estudo publicado esta quarta (13) no periódico Frontiers in Immunology.

A pesquisa é a fase 2 dos testes dessa vacina terapêutica, que aplicou o medicamento em 92 pessoas. Apenas 59% dos voluntários continuaram no estudo até o final de oito anos. A vacina "Tat" foi aplicada em pacientes de oito hospitais italianos e reduziu o reservatório de HIV latente em 90% --o vírus latente, ou seja, que está inativo, não é afetado pelos medicamentos antirretrovirais.

No entanto, esse tipo de estudo ainda é preliminar. "Essa é uma pesquisa básica, experimental ainda. Por ser uma fase 2, isso significa que não é a eficácia o objetivo principal ainda, e sim a segurança e a procura pela dose correta", considera o infectologista Rico Vasconcellos, coordenador do ambulatório especializado em HIV do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e blogueiro do UOL. Para ele, este é "mais um tijolinho na construção do conhecimento científico".

"Os resultados abrem perspectivas para uma terapia capaz de controlar o vírus mesmo depois da suspensão dos remédios antirretrovirais. De tal modo, surgem oportunidades preciosas para a gestão clínica em longo prazo das pessoas com HIV, reduzindo a toxicidade associada aos remédios, melhorando a aderência à terapia e a qualidade de vida", disse Barbara Ensoli, diretora do Centro de Pesquisas contra a Aids, à ANSA.

Prevenção ou tratamento?

Estamos acostumados a associar a palavra "vacina" à prevenção de uma doença, no entanto, essa é uma vacina terapêutica, que é administrada em pacientes que já tem HIV como estratégia para melhorar o controle da doença. Como o medicamento é injetável e atua no sistema imunológico, é chamado de vacina.

*Com informações da ANSA

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube