Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Cientistas identificam substância que reduz em 47% o consumo de álcool

iStock
Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

14/02/2019 09h19

Um estudo publicado no periódico Neuropsychopharmacology pode trazer esperanças para o tratamento do transtorno do uso de álcool. Cientistas da Oregon Health & Science University (EUA) investigaram como uma substância química reduz o consumo alcoólico. 

Durante o estudo, os pesquisadores usaram uma substância disponível no mercado, chamada TC-G 1008, que se liga e ativa uma proteína chamada GPR39. Após teste em ratos, eles descobriram que a substância reduziu em 47% a quantidade de álcool que os animais consumiram. E isso sem afetar o consumo total de líquidos no dia ou alterar seu comportamento.

Os autores esperam que, modulando o GPR39, eles possam encontrar novas maneiras de tratar os transtornos de álcool e do humor. Como os dois tipos de condição são difíceis de tratar com eficácia, encontrar novas possibilidades de investigação é estimulante.

"Estamos encontrando novos alvos para os quais já existem medicamentos disponíveis, e eles podem ser reaproveitados para tratar outras doenças. Para o alcoolismo, isso é enorme porque atualmente há apenas um punhado drogas aprovadas", conclui Cervera Juanes, co-autor do estudo. Agora, o próximo passo, segundo os cientistas, é examinar esse mecanismo em humanos. 

O que acontece com o corpo quando há redução de álcool 

Mesmo que não tem distúrbios com álcool pode se beneficiar com a redução do consumo da bebida. De acordo com o serviço público de saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês), alguns efeitos da redução do consumo de bebidas alcoólicas podem ser sentidos logo de cara:

  • Acordar com mais facilidade de manhã;
  • Ficar menos cansado durante o dia;
  • Sentir que está mais em forma;
  • Perder peso ou deixar de ganhar.

Mas sua saúde também pode se beneficiar de forma mais prolongada. Listamos abaixo quatro mudanças que podem ser observadas com o passar do tempo:

1. Melhora o sono

Uma análise de estudos, publicado em 2013, mostrou que "qualquer dose de álcool provoca uma redução no período de latência até pegar no sono (ou seja, acelera o início do sono), uma consolidação do sono na primeira metade da noite e um aumento da fragmentação do sono durante a segunda metade". Desta forma, "reduzir o consumo de álcool deve ajudar você a se sentir mais descansado quando você acordar", diz o NHS.

2. Sistema imunológico mais eficiente 

O consumo excessivo de álcool enfraquece o sistema imunológico, deixando o corpo mais vulnerável a doenças. De acordo com o NHS, quem exagera na bebida tende a contrair mais doenças infecciosas.

Isso acontece porque o excesso de álcool interrompe a produção de citocinas - moléculas responsáveis pela comunicação intercelular, fundamentais para o corpo se defender de infecções.

3. Mudança de humor

De acordo com o NHS, existe uma ligação forte entre o abuso de álcool e a depressão - e a ressaca costuma fazer com que as pessoas se sintam mais ansiosas e desanimadas.

4. Pele mais bonita 

Segundo a Associação Americana de Dermatologia, o álcool faz mal à pele: "Desidrata e, ao longo do tempo, danifica. Pode fazer com que a gente pareça mais velho."

Dados de matéria publicada em 11/01/2018

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook - Instagram - YouTube