Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Ciência cria contraceptivo masculino reversível por luz infravermelha

Nem pílula e nem camisinha, novo método bloqueia produção de esperma com aplicação de substâncias - iStock
Nem pílula e nem camisinha, novo método bloqueia produção de esperma com aplicação de substâncias Imagem: iStock

Do UOL VivaBem

13/02/2019 04h00

Anticoncepcional, DIU, laqueadura… Enquanto as mulheres têm diversas formas de evitar uma gravidez, aos homens há apenas uma opção de curto prazo (a camisinha) e outra definitiva (a vasectomia). Pensando nisso, cientistas desenvolveram uma espécie de injeção que bloqueia a passagem do canal dos espermatozoides e é revertida com aplicação de lâmpada infravermelha. 

O estudo, desenvolvido por cientistas da Universidade de Nanchang, na China, e publicado no jornal ACSNano, foi feito com ratos. O contraceptivo era aplicado no ducto deferente dos animais, canal onde passam os espermatozoides. O segredo era a aplicação de quatro camadas sequenciais: um hidrogel que formava uma barreira física para o esperma; nanopartículas de ouro, que aquecem quando irradiadas com luz infravermelha; ácido etilenodiaminotetracético (EDTA), uma substância química que decompõe o hidrogel e também mata os espermatozoides; e, ao final, outra camada de nanopartículas de ouro. 

Quando dispostas nesta ordem, as substâncias bloqueavam a passagem dos espermatozoides por mais de dois meses. Após esse período, foi possível reverter o bloqueio aplicando luz infravermelha, que causava a mistura e a dissolução das camadas, liberando o caminho para os espermatozoides.

Como prevenir uma gravidez

A descoberta de um contraceptivo masculino de médio prazo pode ocasionar uma grande mudança na forma como se encara a responsabilidade por uma gravidez. Ainda é comum se deparar com quem acredite que a mulher deve ser a única pessoa a se preocupar com esta possibilidade, já que as opções para elas são maiores. 

Os métodos contraceptivos femininos mais comuns são: 

  • Pílula anticoncepcional
  • Implante 
  • DIU
  • Camisinha feminina
  • Diafragma
  • Anel vaginal
  • Anticoncepcional injetável
  • Laqueadura 

Já os homens têm a opção de fazer uma vasectomia ou usar camisinha masculina. Esta última se destaca por ser uma barreira física que também reduz a transmissão de ISTs, as Infecções Sexualmente Transmissíveis. 

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube