Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Apresentador diz não lavar as mãos há 10 anos; é perigoso para a saúde?

Reprodução/Fox News
Imagem: Reprodução/Fox News

Do UOL VivaBem, em São Paulo

13/02/2019 11h00

Durante a exibição do programa "Fox and Friend"s, da Fox News norte-americana, o apresentador Pete Hegseth brincou sobre não ter o hábito de lavar as mãos e que possivelmente não segue ao ritual comum há 10 anos. 

"Eu realmente não lavo minhas mãos nunca. Germes não são uma coisa real. Eu não posso vê-los, portanto eles não são reais", afirmou, durante o quadro, depois desmentindo.

Por mais que ele tenha dito isso em tom de humor, deixar de lavar as mãos com periodicidade é ruim para a saúde. Nossas mãos são os principais pontos de contato com os ambientes que visitamos, e ao encostar em tantos lugares, elas acabam virando o meio de transporte de várias bactérias, vírus e fungos.

É importante não só lavar as mãos antes das refeições , como ao chegar em casa e depois de usar o banheiro. Mesmo que o suco gástrico do estômago geralmente consiga eliminar os invasores, se os micróbios vencerem a barreira natural de seu organismo, eles podem causar diarreia, gripe ou problemas mais sérios, como herpes e hepatite A.

Para prevenir o problema, água corrente não basta. Aposte em uma lavagem completa com sabonete, e esfregando todas as áreas, inclusive as pontas dos dedos e os punhos. Cuidado também com as unhas, se elas forem compridas. Se o banheiro estiver inacessível, use o álcool em gel: o produto é suficiente para deixar suas mãos limpas. 

Fontes: infectologistas Jean Gorinchteyn, do Instituto Emílio Ribas, Rodrigo do Rio, da Santa Casa de Misericórdia de SP, Ícaro Boszczowski, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Lucy Vasconcelos, da Sociedade Paulista de Infectologia, Glaucia Varkulja, do Hospital Santa Catarina, Thaís Guimarães, do Hospital das Clínicas, e do clínico geral e professor da Unicamp Jamiro da Silva Wanderley, consultados para reportagem do dia 24/09/2018.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube