Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Uso muito xampu seco. Ele pode fazer mal para meu cabelo ou minha saúde?

Gabriela Ingrid

Do UOL VivaBem, em São Paulo

12/02/2019 04h00

Aqui, vale a máxima: tudo em excesso faz mal --e o xampu seco não fica de fora. Diferente do xampu comum, que remove os resíduos do couro cabeludo e dos fios, a versão seca deposita substâncias sólidas (como o óxido de alumínio) no cabelo e que absorvem o excesso de oleosidade.

Esse tipo de xampu não tem a função de limpar o cabelo, apenas de deixá-lo com um aspecto menos oleoso. Os restos de impurezas continuam depositados ali, o que não é um problema se você lavar o cabelo com xampu comum periodicamente. Entretanto, o uso contínuo das versões secas promoverá o depósito de substâncias sólidas nas cutículas dos cabelos e no couro cabeludo, podendo gerar coceiras ou causar dermatite alérgica.

O xampu seco ainda pode piorar a dermatite seborreica, uma inflamação na pele que causa principalmente descamação, vermelhidão e caspa, em quem já tem o problema. Isso porque a substância do xampu seco obstrui ainda mais o local já inflamado. Além disso, como ele desestimula a higienização do cabelo, a região fica propícia ao aparecimento de bactérias que podem ser patogênicas.

Se você for usar xampu seco, opte para aqueles dias em que você não conseguirá mesmo lavar o cabelo, ou seja, esporadicamente, e aplique-o a uma distância de 10 a 15 cm do couro cabeludo, para não ser tão agressivo ao couro cabeludo. Lembrando que o ideal é lavar o cabelo, no mínimo, três vezes por semana e que você pode sim lavá-lo todos os dias, principalmente se tiver os fios mais oleosos.

Fontes: Isabella Doche, médica dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); Adriano Almeida, médico professor de dermatologia e diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no UOL VivaBem.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube