Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Deise Cipriano, do Fat Family, morre com câncer no fígado; entenda causas

Cantora descobriu o tumor no ano passado  - Instagram/ Divulgação
Cantora descobriu o tumor no ano passado Imagem: Instagram/ Divulgação

Do UOL VivaBem, em São Paulo

12/02/2019 19h38

A cantora Deise Cipriano, do grupo Fat Family, morreu na tarde desta terça-feira (12) em São Paulo. Diagnosticada com câncer no fígado em agosto do ano passado, a artista estava internada no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. 

De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de fígado é o sexto mais letal no Brasil. As causas mais comuns para o aparecimento da doença são maus hábitos alimentares --ingestão excessiva de frituras, alimentos ultraprocessados e fast-food --, consumo abusivo de álcool, tabagismo, obesidade, esquistossomose e esteatose hepática, mais conhecida como gordura no fígado.

A cirrose e a esteatose são fatores de risco para o hepatocarcinoma, um tipo agressivo de câncer das células hepáticas que causa mais 9700 mortes ao ano, segundo o INCA. Cerca de metade dos pacientes com esse tipo de câncer têm cirrose hepática, doença que pode ser consequência não apenas da esteatose e do alcoolismo, mas principalmente da infecção pelos vírus da hepatite B ou C.

Sintomas

Na maioria dos casos, o tumor está em estágio avançado quando é a diagnosticado, mas alguns sintomas podem dar sinais da doença no organismo, são eles: dor abdominal, distensão abdominal, perda de peso inesperada, perda de apetite, mal-estar, icterícia (cor amarelada na pele e nos olhos) e ascite (acúmulo de líquido no abdômen).

Como prevenir

  • Evitar contágio pelos vírus das hepatites B e C;
  • Prevenir doenças como esteatose e diabetes;
  • Evitar consumo excessivo de álcool;
  • Praticar atividade física e gerenciar peso;
  • Manter uma alimentação saudável, rica em produtos naturais. 

*Dados de matérias publicadas no dia 15/01/2019 e 11/06/2018.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube