Topo

Adepto da dieta Pronokal, Luciano posta foto em que está muito mais magro

Reprodução/Instagram @camargoluciano
Imagem: Reprodução/Instagram @camargoluciano

Do UOL VivaBem, em São Paulo

07/02/2019 09h42

Adepto da dieta Pronokal, o cantor Luciano, da dupla Zezé Di Camargo e Luciano, impressionou os fãs com a forma esguia com a qual aparece em clique compartilhado esta quarta (6).

Em 2013, o artista começou uma reeducação alimentar e conseguiu perder 27 quilos. Após entrar em efeito platô, decidiu, em 2017, apostar na dieta Pronokal para alcançar a meta desejada, e conseguiu eliminar, aproximadamente, mais 10 quilos.

O método prioriza o uso de substitutos alimentares proteicos [sachês] para compor uma dieta cetogênica. De acordo com Isabela Bussade, mestre em endocrinologia pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e responsável científica da PronoKal*, as refeições são pensadas de acordo com o peso ideal para cada paciente.

Vale ressaltar que dietas que substituem comida de verdade por pós ou shakes são criticadas por especialistas por não ensinar a reeducação alimentar, com isso o risco de a pessoa voltar a comer e engordar é grande. Além disso, a qualidade nutricional não é a mesma de um prato saudável e diversificado.

A nutricionista Mariana del Bosco* também ressalta que dieta cetogênicas trazem efeitos colaterais importantes, como mau-humor, cansaço e fraqueza, o que pode prejudicar o bem-estar do paciente.

O programa é baseado em um mecanismo bioquímico chamado cetose, que faz com haja uma queda da insulina no corpo e uma elevação do glucagon [que estimula a perda de peso] e, consequentemente, uma lipólise [quebra de gordura]. Para que a cetose aconteça, a quantidade de carboidrato é restringida durante o tempo necessário calculado pelo profissional.

Para conseguir isso, em uma primeira fase deve-se consumir basicamente os produtos da dieta, alimentos em pó com doses altas de proteína e quantidades controladas de carboidratos. Nesse período não são permitidos bebidas alcoólicas ou doces, e o paciente pode consumir quantidades controladas de azeite e verdura.

Em um segundo momento, chamado de fase de adaptação fisiológica, são reintroduzidos carboidratos e gorduras, mas ainda com limitações. No entanto, de acordo com Bussade, só entra nessa fase quem atingiu 80% do peso ideal. Nesse ponto é preciso ter cuidado, afinal uma dieta totalmente sem carboidratos não pode ser mantida por muito tempo.

Na fase de manutenção, o último passo da dieta, o paciente consome um cardápio equilibrado [de 2.000 a 2.500 calorias] e alimentos habituais de sua rotina caseira são liberados gradualmente, podendo usar de um a dois sachês Pronokal como forma de suplementação após o exercício.

Um ano após atingir sua meta pessoal, o cantor mantém os bons resultados. De acordo com entrevista dada à revista Quem, Luciano continua seguindo a dieta Pronokal e mantém uma rotina com exercícios físicos aeróbicos.

* Fontes consultadas em reportagens publicadas no dia 15/01/2017 e 15/01/2019.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube