Topo

Receita de lasanha de berinjela

iStock
Imagem: iStock

Do UOL VivaBem

05/02/2019 03h50

Rica em fibras e com poucas calorias, a berinjela tem nutrientes e minerais importantes como vitaminas do complexo B, vitamina C, manganês, potássio, fósforo, cálcio, ferro, magnésio e cobre. Possui antioxidantes na polpa e na casca, como a antocianina, que atua no organismo de forma benéfica e ajuda a prevenir doenças do coração, reduz o colesterol ruim, melhora a circulação sanguínea e diminui a ação dos radicais livres.

Ingredientes

  • 1 berinjela
  • 1 xícara (chá) de molho de tomate  caseiro
  • 1 xícara (chá) de mozarela ralada (cerca de 120 g)
  • Queijo parmesão ralado a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 200 °C (temperatura média-alta).
  2. Corte uma fatia bem fina da berinjela, no sentido do comprimento, para formar uma base e deixar o legume bem firme na tábua. Corte a berinjela em fatias de cerca de 1 cm, no sentido do comprimento.
  3. Leve a uma frigideira antiaderente grande ao fogo médio. Quando estiver bem quente, coloque quantas fatias couberem de cada vez e doure por cerca de 1 minuto de cada lado - não regue com azeite para a berinjela ficar sequinha. Transfira para uma travessa e repita com o restante. 
  4. Num refratário de 12 cm x 18 cm distribua uma camada fina de molho (apenas para cobrir o fundo do refratário), disponha as fatias de berinjela, uma ao lado da outra, cubra com mais uma camada fina de molho e polvilhe com queijo mozarela ralada. 
  5. Repita, alternando camadas de berinjela, molho e queijo. Cubra a última camada com molho e polvilhe com queijo parmesão ralado. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos ou até gratinar. Sirva a seguir.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube