Topo

Nove atitudes positivas para fazer da corrida um ambiente de prazer

Saber dividir o espaço e outras atitudes positivas melhoram ainda mais o ambiente da corrida - Getty Images
Saber dividir o espaço e outras atitudes positivas melhoram ainda mais o ambiente da corrida Imagem: Getty Images

Alexandre Sinato

Colaboração para o UOL VivaBem

03/02/2019 04h00

Quem gosta de corrida não tem dificuldade em fazer uma lista de bons motivos positivos para se dedicar a essa atividade. Melhora da saúde, do bem-estar e a convivência com outras pessoas são alguns dos mais comuns. E para que o ambiente da corrida seja prazeroso, alguns comportamentos são fundamentais.

Seja em provas ou seja em um simples treino, a postura de cada corredor é decisiva para que o respeito predomine e a experiência valha a pena.

Por isso, conversamos com especialistas no assunto para levantar nove atitudes positivas que ajudam a tornar o ambiente da corrida cada vez melhor. 

1 - Divida a rua, ninguém e dono dela

Correr em espaço público é dividir espaço público. Por isso, respeite os demais corredores, os pedestres, os ciclistas e assim por diante. Preste atenção em todos ao seu redor para se manter em segurança e garantir a segurança dos demais também. Ninguém é dono da rua.

2 - Evite mudar drasticamente de direção 

Quando estiver correndo e precisar se deslocar lateralmente --para parar ou pegar água, por exemplo -- olhe para o lado e veja se não há ninguém se aproximando. Procure também sinalizar com a mão para onde vai. Assim, você evita trombadas que podem fazer com que você ou o outro corredor se machuque. 

3 - Deixe a esquerda livre

A regra é basicamente a mesma para os carros ou escadas rolantes --e que muitos motoristas e pessoas insistem em não cumprir. Tente se manter sempre à direita e deixe a esquerda livre para quem está mais rápido, principalmente em provas. Essa dica também é válida para facilitar a vida de eventuais ciclistas que estão pedalando no sentido contrário e irão ultrapassar pela esquerda.

4 - Não bloqueie a pista 

Correr acompanhado é uma ótima opção, mas tome cuidado para você e seus amigos não fazerem aqueles "paredões" que impedem as demais pessoas de passarem confortavelmente. Se quiser ficar lado a lado com seu companheiro, faça isso no máximo em dupla (e os demais devem ficar atrás ou à frente de vocês). Assim todos podem desenvolver seu ritmo sem causar trombadas.

5 - Maneire o volume da música

Muitas pessoas gostam de correr ouvindo música, mas é preciso ter bastante cuidado. O som alto pode tirar sua atenção durante a atividade física e fazer com que não perceba a presença de outro atleta ou até mesmo de um carro, colocando sua segurança em risco. Uma recomendação dada por especialistas é correr com fone em apenas uma orelha, permitindo ouvir sons a seu redor e evitando problemas com veículos, bicicletas e outros corredores, por exemplo.

6 - Cuidado com seu lixo

Em provas, tenha cuidado na hora de descartar copos de água e suplementos que você usa durante a corrida. Além de se preocupar em não acertar ninguém que esteja por perto, jogue a embalagem nos locais indicados pela organização para não poluir o ambiente e não deixar um rastro de sujeira. Um erro bastante comum que as pessoas cometem é lançar o copo em bueiros ou em canteiros, onde a equipe de limpeza não vai enxergar. 

7 - Divida sua água 

Ofereça a outros corredores o restante da água que receber da organização caso não vá consumi-la inteira. Meio copo de água que iria para o chão pode ajudar bastante um corredor que está com sede ou calor e não conseguiu pegar água suficiente nos pontos de hidratação da prova. Outra atitude positiva é pegar um copo para o atleta que está ao seu lado, caso perceba que o percurso está lotado de atletas e ele vai ter dificuldade de chegar até a mesa de hidratação. 

8 - Largue de acordo com seu ritmo 

Muitas provas oferecem, no momento da inscrição, a possibilidade de largar na "onda" referente a seu ritmo (velocidade). Respeitar isso é fundamental para que a corrida flua bem nos metros iniciais. Você não fica na frente dos atletas mais rápidos que você, evitando esbarrões, olhares tortos e "fechadas" no trajeto. Além disso, ao largar junto com corredores do seu ritmo, você não corre o risco de sair rápido demais e ficar sem gás no fim da corrida. 

9 - Não pare bruscamente na linha de chegada

Em provas, muitas pessoas guardam energia para os metros finais e chegam em alta velocidade, então uma simples caminhada nos metros seguintes ao pórtico é suficiente para evitar chateações e acidentes em um momento tão recompensador.

Fontes: José Carlos Fernando, head coach da Ztrack Esporte e Saúde; e Marcos Feitosa, treinador da Lobo Assessoria Esportiva, treinador IAAF nível II e de Alto Rendimento pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro).

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube