Topo

Tudo sobre AVC

Sintomas, Cuidados e Tratamento


Gripe está ligada a maior risco de AVC e rompimento de artérias, diz estudo

No primeiro estudo, a equipe analisou dados de 31 mil pessoas que sofreram AVC isquêmico em 2014 - iStock
No primeiro estudo, a equipe analisou dados de 31 mil pessoas que sofreram AVC isquêmico em 2014 Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

31/01/2019 14h51

Pesquisadores da Universidade de Colúmbia (Estados Unidos) descobriram que a gripe pode aumentar o risco de AVC e ruptura das artérias do pescoço. As informações serão apresentadas na próxima durante o congresso International Stroke Conference da American Stroke Association em Honolulu (Havaí).

Para chegar a essa conclusão, os cientistas dividiram o experimento em duas partes e usaram informações de banco de dados de pacientes de Nova York para examinar se os sintomas semelhantes aos da gripe estavam ligados ao AVC e dissecção da artéria cervical (DAC). Nesta última, a condição ocorre quando há uma ruptura não traumática de uma ou mais camadas internas em umas das artérias do pescoço responsáveis pela irrigação sanguínea do cérebro.

No primeiro estudo, a equipe analisou dados de 31 mil pessoas que sofreram AVC isquêmico em 2014. Ao estudar os dados, os profissionais descobriram que ter sintomas semelhantes aos da gripe aumentou a probabilidade de ter um AVC em cerca de 40% até 15 dias depois.

Na segunda parte do experimento, os cientistas analisaram informações de 3.800 pessoas que tiveram DAC entre 2006 e 2014. A equipe descobriu os pacientes tinham cerca de 50% a 60% mais chances de ter uma doença semelhante à gripe um mês antes da dissecção da artéria cervical ser diagnosticada.

De acordo com os pesquisadores, o risco pode estar relacionado à inflamação no corpo pela gripe, mas que mais estudos precisam ser feitos para investigar essa relação. Além disso, os autores reforçaram a importância de uma vacina contra a gripe.

"Eu acho que as pessoas devem considerar (obter) uma vacina contra a gripe", disse Philip Gorelick em uma entrevista à American Stroke Association.

Gorelick ressalta ainda que alguns estudos descobriram uma ligação entre obter uma vacina contra a gripe e reduzir o risco de derrame.

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube