Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Estudos mostram que café da manhã não ajuda a emagrecer; dá para confiar?

Revisão sistemática analisou 13 estudos diferentes e aponta que quem pula o café da manhã é mais magro - iStock
Revisão sistemática analisou 13 estudos diferentes e aponta que quem pula o café da manhã é mais magro Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

31/01/2019 19h26Atualizada em 04/02/2019 20h08

Viu por ai uma notícia de que o café da manhã pode não ser uma boa estratégia para quem quer emagrecer? De fato uma nova revisão publicada no periódico BMJ (British Medical Journal) mostrou que a refeição não importa muito: os resultados de perda de peso são praticamente os mesmos, com alguma vantagem para os que ignoram a primeira refeição. 

No entanto, os próprios pesquisadores ressaltam que os estudos usados na revisão não são tão confiáveis: os estudos não foram considerados de alta qualidade, na perspectiva dos próprios pesquisadores australianos.

De acordo com o próprio estudo, todos os estudos tinham tendência a serem enviesados e tiveram um acompanhamento feito em um prazo muito curto. Além disso, eles analisaram populações diferentes --de comunidades até trabalhadores de hospitais. E a maioria deles foi feita em países como Estados Unidos e Reino Unido, de rendas mais altas, e com mais acessos a diferentes tipos de alimentos. Como o problema da obesidade é algo comum em países de baixa renda, seria importante ter esses locais englobados no estudo.

De acordo com o release oficial da Universidade Monash (Austrália), "como a qualidade dos estudos incluídos foi baixa, os achados devem ser interpretados com cautela. Mais estudos randomizados controlados de alta qualidade são necessários para examinar o papel do café da manhã na abordagem do controle de peso".

Mais detalhes do estudo

Na meta-análise, os cientistas avaliaram dados de 13 ensaios clínicos randomizados, incluindo sete que examinaram o efeito de tomar o café da manhã na mudança de peso e dez que avaliaram o efeito da refeição na ingestão de energia.

Em geral, as descobertas da análise favoreceram um pouco quem não curte tomar café da manhã. As pessoas que aderiam à primeira refeição consumiam, em média, 260 calorias a mais por dia e pesavam cerca de meio quilo a mais do que as pessoas que a pulavam.

Apesar da sugestão de que a adição de café da manhã pode não ser uma boa estratégia para a perda de peso, os responsáveis pelo artigo reforçam que é necessário ter cuidado ao estabelecer a estratégia como regra para perda de peso, pois pode gerar o efeito oposto. 

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube