Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


A forma como você vê seu corpo é influenciada por quem está ao seu redor

Mulheres são as que mais sofrem com as visões deturpadas do corpo - iStock
Mulheres são as que mais sofrem com as visões deturpadas do corpo Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

30/01/2019 14h28

Quer se preocupar menos com seu corpo? É melhor se rodear de amigos que pensam da mesma forma. De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá, passar tempo com pessoas que não estão preocupadas com seus corpos pode melhorar seus próprios hábitos alimentares e sua imagem corporal. Nada mal para um período em que se tornou normal rejeitar as formas naturais do corpo.

"Nossa pesquisa sugere que o contexto social tem um impacto significativo sobre como nos sentimos sobre nossos corpos em geral e em um determinado dia", diz Kathryn Miller, uma das autoras da pesquisa, que foi publicada no periódico Body Image. "Quando os outros ao nosso redor não estão focados em seu corpo, isso pode ser útil para nossa própria imagem corporal."

No estudo, os cientistas pediram a 92 estudantes de graduação de 17 a 25 anos para completar um diário ao longo de sete dias consecutivos e refletir sobre suas interações com pessoas focadas no corpo e não focadas no corpo.

O estudo mediu a frequência de interações diárias dos participantes com outros indivíduos, seu grau de apreciação corporal, ou melhor, o quanto alguém valorizava seu corpo independentemente de seu tamanho ou forma e satisfação corporal, e se eles comeram intuitivamente de acordo com a fome e os desejos, em vez de se fixar nos objetivos alimentares e de peso.

Os resultados mostraram que estar perto de pessoas preocupadas com sua imagem corporal era prejudicial e que passar tempo com pessoas que não eram focadas no corpo teve um impacto positivo.

"A insatisfação com o corpo é onipresente e, de acordo com o estudo, influencia nosso humor, autoestima, relacionamentos e até mesmo as atividades que buscamos", conta Allison Kelly, que também conduziu a pesquisa. "É importante perceber que as pessoas com quem passamos tempo realmente influenciam nossa imagem corporal. Se formos capazes de passar mais tempo com pessoas que não estão preocupadas com seus corpos, podemos realmente nos sentir muito melhor sobre nossos próprios corpos."

Os pesquisadores também descobriram que gastar mais tempo com indivíduos não focados no corpo pode ser vantajoso na proteção contra a alimentação desordenada e promover uma alimentação mais intuitiva.

Segundo Miller, quem mais sofre com essas visões deturpadas do corpo são as mulheres, que constantemente são rodeadas de padrões estabelecidos pela mídia e influenciadoras digitais. Entretanto, se mais mulheres tentarem se concentrar menos em seu peso ou forma, pode haver um efeito cascata, mudando as normas sociais para a imagem corporal das mulheres em uma direção positiva.

"Também é importante que as mulheres saibam que elas têm uma oportunidade de impactar positivamente os que estão ao seu redor por meio de como elas se relacionam com seus próprios corpos", conclui a pesquisadora.

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube