Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Marília Mendonça trocou cerveja por gim para emagrecer; bebida é mais leve?

Cantora disse que relação com cerveja era abusiva - Instagram / Divulgação
Cantora disse que relação com cerveja era abusiva Imagem: Instagram / Divulgação

Priscila Carvalho

Do UOL VivaBem, em São Paulo

28/01/2019 18h11

Depois de passar por uma reeducação alimentar e perder 20 kg, a cantora Marília Mendonça revelou nesta segunda-feira (24) que largar a cerveja foi uma das estratégias mais importantes para potencializar o processo de emagrecimento e ter mais qualidade de vida.

"Então, não estou bebendo mais cerveja. Eu tomo outras bebidas alcoólicas, mas a cerveja tive que cortar. A cerveja é mais pesada. Eu tenho consumido bebidas mais leves, como vinho, gim. Mas enjoa, viu?! Com a cerveja, era um amor que eu tinha um relacionamento abusivo. Ela acabava comigo. Mas que dá vontade de beber uma gelada, dá. Ainda mais nesse calor", brincou Marília Mendonça em entrevista à revista Quem. 

Mas será que gim e outras bebidas destiladas "engordam" menos que a cerveja, como diz a cantora? A resposta é não. No caso da artista, a troca deu certo porque ela não gosta tanto dos destilados e acaba bebendo menos esses drinques do que geralmente tomaria de cerveja. No entanto, qualquer bebida alcoólica em excesso engorda, incluindo gim. 

"Não adianta largar a cerveja e tomar uma garrafa inteira de vinho ou várias doses de gim. O importante é se policiar e não exagerar na dose em ambas as bebidas", explica Clarissa Fujiwara, nutricionista da Abeso (Associação Brasileira de Estudos da Obesidade). 

Qual é menos calórica?

O que determina as calorias de uma bebida é o teor alcoólico e se há carboidrato em sua fórmula. O gim, por exemplo, quase não contém carboidratos, mas apresenta um teor alcoólico altíssimo: 45%. Em 100 ml há cerca de 260 calorias. Isso é muito mais que a mesma quantidade de vinho, que tem 80 calorias (e 14% de teor alcoólico); e de cerveja, que fornece 40 calorias (5% de álcool), de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). 

Mas se a cerveja é bem menos calórica que o gim, por que a troca funciona? Como falamos, a questão é a quantidade. Uma dose de gim geralmente tem 30 ml. Como a bebida é mais forte, muitas pessoas não conseguem tomar mais do que dois ou três drinques em uma noite, ingerindo cerca de 250 calorias. Já uma lata com 350 ml de cerveja tem 140 calorias, e é fácil beber uma atrás da outra. Então, pense: se tomar sete, oito cervejas em uma única noite, você pode consumir até 1000 calorias. 

A dica é se atentar às quantidades e buscar o equilíbrio. Se está gerenciando o peso, opte pelo consumo do álcool em ocasiões especiais. Já se não é adepto de dietas, se policie para não tomar tudo de uma vez só em uma única noite. E, se possível, intercale com um copo d'água para não exagerar nas doses. 

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube