Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


É fumante? App diz o quão envelhecido você está e ajuda a largar o cigarro

O app oferece em tempo real as mudanças no organismo em resposta a intervenções no estilo de vida - iStock
O app oferece em tempo real as mudanças no organismo em resposta a intervenções no estilo de vida Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

27/01/2019 12h11

Quem é fumante sabe da dificuldade em largar o vício que, muitas vezes, dura a vida inteira. Mas imagine poder identificar quantos anos você envelheceu fumando. Agora, a prática é possível, de acordo com um estudo publicado na revista Aging.

Trata-se de um aplicativo que oferece uma maneira de rastrear o efeito "rejuvenescedor" por meio de atividade física depois que a pessoa largou o cigarro.

O Gero Healthspan oferece em tempo real as mudanças no organismo em resposta a intervenções no estilo de vida (qualidade do sono, dieta balanceada, por exemplo). Ele compara seus hábitos com os dados de mais 100 mil pessoas e diz o quanto você está pior ou melhor para a média de uma vida saudável. 

A ferramenta faz uma estimativa da idade biológica: se você fuma pode parecer mais velho do que realmente é. 

Para desenvolver a tecnologia, os cientistas coletaram dados de 107,662 indivíduos, que faziam parte do sistema National Health and Nutrition Examination Survey, e montaram um banco de dados com informações de saúde e estilo de vida, combinados com registros de óbitos de até nove anos após o monitoramento da atividade. 

Todos os dados foram coletados com ajuda de sensores que tinham contato com a pele, os chamados dispositivos vestíveis (que o usuário veste e acompanha os seus hábitos).

A boa notícia é que estudo demonstrou que, ao parar de fumar, o sistema biológico consegue voltar ao normal. O app é gratuito, no entanto, só está disponível na Apple Store. 

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita