Topo

Além de ser bom para o planeta, dietas com pouco carbono fazem bem à saúde

iStock
Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

25/01/2019 19h17

A produção de alimentos é um dos principais contribuintes para a mudança climática em todo mundo. Recentemente, pesquisadores da Universidade de Michigan e da Universidade de Tulane, ambas dos Estados Unidos, mostraram que seguir uma dieta com menos carbono faz bem não só para o meio ambiente, como para a saúde. 

Publicado no periódico American Journal of Clinical Nutrition, o estudo analisou mais de 16 mil americanos, que responderam o que comiam em um período normal de 24 horas. 

Os cientistas usaram um banco de dados para determinar a quantidade de carbono nas dietas e dividiu em cinco grupos iguais de com acordo com o nível de emissões de gases de efeito estufa por mil calorias consumidas. 

O valor nutricional de cada dieta também foi usado na pesquisa e comparado entre os cinco grupos de impacto ambiental. Os cardápios de maior impacto incluíram carne moída, laticínios e gorduras sólidas por mil calorias do que as dietas de baixo impacto.

As dietas de alto impacto foram mais concentradas em proteínas totais e alimentos de origem animal. Ao analisar os resultados finais, o grupo com menor quantidade de carbono mostrou ter uma dieta mais saudável e rica em vegetais.

No entanto, o mesmo grupo consumia itens de baixa emissão, como açúcares e e grãos refinados. "Podemos ter as duas coisas. Dietas mais saudáveis e reduzir nossas emissões relacionadas a alimentos. E não precisa ser de forma extrema. Se reduzirmos a quantidade de carne vermelha em nossas dietas e substituí-la por outros alimentos proteicos como frango, ovos ou feijão, poderemos reduzir nossa produção de carbono", diz Diego Rose, um dos autores do estudo. 

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube