Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Jejum altera ciclo circadiano e até genes e pode ser usado contra doenças

iStock
Imagem: iStock

Giulia Granchi

Do UOL VivaBem, em São Paulo

23/01/2019 16h29

O ciclo circadiano representa o período de 24 horas que regra nosso organismo e determina o horário certo para sentir fome, sono e até o momento no qual você abre os olhos todas as manhã. Um novo estudo, liderado por pesquisadores da University of California - Irvine (EUA) e publicado no periódico Cell  Reports, mostra que esse "relógio biológico" pode ter suas funções alteradas pelo simples hábito do jejum, o que pode levar ao desenvolvimento de terapias para diferentes doenças. 

A pesquisa foi feita com ratos e mostrou que, durante o jejum, os animais consomem menos oxigênio, preservam energia e que os músculos esqueléticos são duas vezes mais responsivos do que o fígado ao jejum. 

"Isso significa que acontece modificação dos genes, e se conseguirmos manipulá-los de forma que afete o ciclo circadiano em maior escala, será possível contribuir para tratamento de doenças genéticas e para melhorar o bem-estar de pacientes, como crianças que têm dificuldade de dormir", explica o médico Ciro Martinhago, geneticista e doutor pela Unesp (Universidade Estadual Paulista). 

Pode ajudar a emagrecer?

De acordo com o especialista, o corpo entra em modo de reserva quando está de jejum por muitas horas, liberando glicose e guardando energia em vez de gastar. "Não é o melhor cenário para quem busca perder peso, mas, se for possível encontrar, por meio de pesquisa, qual o tempo certo de jejum para melhorar o metabolismo e fazer com o que o organismo envie respostas positivas, pode ser benéfico", afirma.

Apesar dos resultados promissores dessa primeira análise, Martinhago reforça que ainda não é possível afirmar que eles também se aplicam em humanos. "Mesmo tendo alguns genes idênticos, a variabilidade em humanos, que têm organismo mais complexo e é influenciado por emoções, é muito maior do que em ratinhos", indica.

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube