Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Existe uma quantidade máxima de água que eu posso tomar por dia?

Gabriela Ingrid

Do UOL VivaBem, em São Paulo

22/01/2019 04h00

"Sei que há uma quantidade mínima de água que devemos beber por dia, mas existe um limite?"

Existe um limite para tudo, inclusive para a ingestão de água, mas ele é praticamente impossível de ser alcançado. Seriam necessários 15 litros de líquido ao dia para sobrecarregar um rim saudável. 

No entanto, existem situações em que esse limite é mais baixo e, portanto, mais fácil de ser alcançado, tornando-se perigoso para a saúde. É o caso de pessoas que praticam esportes de resistência, como maratonistas e corredores de longa distância. Esses indivíduos não podem beber muita água de uma vez durante ou depois do esforço intenso.

Isso porque, ao receber um grande volume do líquido, o sangue pode ficar diluído e os sais minerais desequilibrados, levando à hiponatremia. Essa condição perigosa pode causar torpor, dor de cabeça, náusea, convulsões e, em casos mais graves, até óbito. No caso de quem pratica essas atividades que exigem muito esforço, a dica é fracionar as goladas e parar assim que a sede tiver ido embora.

Pessoas que têm problemas renais crônicos e que fazem hemodiálise, por exemplo, também têm que tomar cuidado com o exagero, que sobrecarregaria a sessão. Assim como quem tem insuficiência cardíaca muito grave, porque vai mais líquido para o pulmão, aumentando ainda mais o esforço para respirar.

No caso de quem não tem condições como essas, a indicação é uma média de 30 ml por quilo. Com essa quantidade, a pessoa de 70 kg precisaria de 2,1 litros de água por dia. A ingestão adequada de água melhora a circulação sanguínea, o funcionamento do intestino e evita problemas nos rins.

#SemFrescura: esqueça regras e confie na sua sede

UOL Notícias

Fontes: Osvaldo Merege, professor de nefrologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e vice-presidente para a região Sudeste da Sociedade Brasileira de Nefrologia; Milton Kalil, nefrologista do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre e Roberto Zatz, nefrologista professor da Universidade de São Paulo, consultados em matéria do dia 05/06/2018.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no UOL VivaBem.

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: do dia 27 de dezembro de 2018 ao dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube