Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Bateu aquela "deprê"? Entenda por que hoje é o dia mais triste do ano

Cientista usou equação matemática para explicar sentimento de tristeza nesta época do ano - Istock
Cientista usou equação matemática para explicar sentimento de tristeza nesta época do ano Imagem: Istock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

21/01/2019 19h09

Já estamos quase em fevereiro e você já fez uma série de coisas: pagou IPVA, IPTU, comprou o material escolar dos filhos e cumpriu à risca resoluções como fazer dieta e ir à academia todos os dias. Você não conseguiu fazer algumas dessas coisas e por isso hoje bateu aquela tristeza e incerteza? Saiba que isso tem uma explicação científica. 

Para o psicólogo galês Cliff Arnall, a terceira segunda-feira de janeiro, conhecida como "Blue Monday", é o dia do ano em que as pessoas se sentem mais para baixo

Em 2005, um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Cardiff, no País de Gales, usou uma fórmula matemática para provar a teoria: [W+(D-d)]xTQ/MxNA. Difícil de entender?

  • "D" são as dívidas que você fez no fim de ano;
  • "d" seu salário mensal; 
  • "T" é o tempo que se passou desde o Natal; 
  • "M" o nível de motivação; 
  • "W" é o clima;
  •  "NA" a necessidade de tomar medidas. 

Bem, vale lembrar que no Reino Unido faz muito frio nesta época, por isso, "W" tem um peso maior para eles.

O cientista não teve preocupação com o embasamento teórico para chegar à formulação. O estudo nem chegou a ser publicado e a história foi criada depois de uma agência de viagem solicitar a pesquisa. Ou seja, tudo pensado no marketing para vender pacotes de viagem e melhorar a tristeza nessa época do ano

No entanto, Arnall continua acreditando em sua criação. O psicólogo diz que teve a melhor das intenções e que a ideia do dia é encorajar as pessoas a terem um olhar positivo para o restante do ano, encarando as oportunidades de novos começos e de mudanças.

 "Seja para embarcar em uma nova carreira, seja para conhecer novos amigos, seja para assumir um novo hobby ou seja para reservar uma nova aventura, janeiro é realmente um ótimo momento para tomar as grandes decisões do restante do ano", afirmou em entrevista ao jornal inglês "The Independent".

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube