Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Lugar do corpo onde você armazena gordura é culpa dos genes

Homens tendem a acumular gordura ao redor do abdômen  - iStock
Homens tendem a acumular gordura ao redor do abdômen Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

21/01/2019 11h19

Onde você mais acumula gordura? Na barriga? Nas pernas? Apesar de os hormônios serem sempre taxados como os culpados por esses locais preferidos pelo tecido adiposo, um novo estudo descobriu que os genes são os verdadeiros responsáveis pela distribuição de gordura.

Realizada por cientistas da Universidade de Uppsala, na Suécia, e publicada no periódico Nature Communications, a pesquisa ainda revelou que esse efeito está presente predominantemente em mulheres e em uma proporção muito menor em homens.

Para chegarem a essa conclusão, os pesquisadores analisaram quase 360.000 pessoas. Os participantes deram amostras de sangue para genotipagem e a distribuição de tecido adiposo foi estimada usando medidas de resistência elétrica. Milhões de variantes genéticas em todo o genoma foram testadas para a associação com a distribuição de gordura para os braços, pernas ou tronco. 

Ao analisarem os resultados, a equipe de pesquisa identificou quase cem genes que afetam a distribuição do tecido adiposo em diferentes compartimentos do corpo humano, além de observarem um alto grau de heterogeneidade entre os sexos.

"Sabemos que mulheres e homens tendem a armazenar gordura de forma diferente (as mulheres têm mais facilidade para armazenar nos quadris e pernas, enquanto os homens tendem a acumular gordura ao redor do abdômen em maior grau)", diz o autor principal, Mathias Rask-Andersen. "Mas os mecanismos moleculares que controlam esse fenômeno são bastante desconhecidos".

Estudos epidemiológicos demonstraram que a capacidade de armazenar gordura ao redor dos quadris e pernas dá às mulheres alguma proteção contra doenças cardiovasculares. Isso pode explicar o aumento da prevalência de doenças do coração no sexo masculino. Segundo os cientistas, os resultados do estudo podem, portanto, levar ao desenvolvimento de novas intervenções para reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

"Ficamos impressionados com o grande número de efeitos genéticos nas mulheres. Após um exame mais detalhado, vários dos genes associados codificaram proteínas que ativamente moldam a matriz extracelular, que compõe a estrutura de suporte células", diz o líder do grupo, Åsa Johansson.

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube