Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Pílula antigripe? Cientistas querem criar probiótico para o nariz

Estudo pode ajudar a explicar por que algumas pessoas são mais suscetíveis à gripe do que outras - iStock
Estudo pode ajudar a explicar por que algumas pessoas são mais suscetíveis à gripe do que outras Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

19/01/2019 18h45

Pela primeira vez, cientistas conseguiram encontrar uma associação entre as bactérias que vivem no sistema respiratório e o risco de pegar gripe em populações humanas. A descoberta abre caminho para a criação de uma futura pílula de probióticos para conter a gripe, segundo os cientistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

Para o estudo, publicado no periódico Plos One, foram analisados dados de 537 indivíduos entre 2012 e 2014. No início do trabalho, nenhum participante tinha gripe.

Os pesquisadores coletaram amostras de bactérias da garganta e nariz no início do programa. Usando o sequenciamento de DNA, eles foram capazes de construir uma imagem dos tipos de bactérias presentes nos sistemas respiratórios dos voluntários.

A comunidade bacteriana foi dividida em cinco grupos e os cientistas controlaram outras variáveis dos participantes, como tabagismo, idade, condições de vida precárias e vacinação contra gripe.

"Nós olhamos para quem tinha determinado grupo de bactérias e observamos se isso fazia diferença no risco deles pegarem gripe --e fazia", diz Betsy Foxman, principal autora do estudo.

Esses resultados podem ajudar a explicar por que algumas pessoas são mais suscetíveis à gripe do que outras. 

Probióticos para o nariz?

Os probióticos são os "queridinhos" da vez, já que levam bactérias "boas" para o corpo e ajudam a equilibrar a microbiota, principalmente a intestinal. Mas a ideia de deixar o mundo dos microrganismos do sistema respiratório balanceado, com bactérias "do bem" protegendo seu corpo da influenza, deixou a autora animada.

"O estudo levantou dúvidas: É realmente possível estimular o microbioma de alguém de uma forma que faria diferença? É possível que a gente diga às pessoas 'aqui está sua pílula de microbioma?'", escreve Foxman. "É uma estrada muito longa, e estamos no começo."

Os pesquisadores esperam que essas descobertas criem uma base para pesquisas futuras e ofereçam uma nova direção inovadora.

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube