Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Pesquisa desenvolve molécula capaz de inibir crescimento de tumores

Estudo conseguiu interferir no processo de combate ao câncer - iStock
Estudo conseguiu interferir no processo de combate ao câncer Imagem: iStock

Do UOL VivaBem

19/01/2019 04h00

O câncer é uma doença que pode atingir diversos tecidos e ter várias causas. Isso faz com que a descoberta de tratamentos ainda seja um desafio para a ciência. Um dos mecanismos para que um tumor cresça é quando o câncer "engana" o corpo, fazendo com que um tipo de célula de defesa não ataque as cancerosas.

Pesquisadores norte-americanos descobriram uma molécula que impede que estas células sejam enganadas. Com este estudo, feito em parceria entre a Universidade da Califórnia e a Faculdade de Medicina Rush e publicado na revista Nature Communications, os cientistas abrem mais um caminho para o tratamento contra câncer

As células mieloides são importantes pois se adaptam e respondem aos agentes invasores de nosso corpo. Uma proteína chamada CD11b dá o sinal para que elas se transformem em macrófagos M1, um agente que impede o crescimento de tumores. 

No entanto, quando uma pessoa tem câncer, as células cancerosas interferem na atividade do CD11b, e as mielóides viram macrófagos M2. Este, por sua vez, acelera o crescimento de tumores

A pesquisa, feita com ratos, buscou alguma forma de ativar a proteína CD11b para garantir o bom funcionamento das células mielóides e da resposta a tumores. Para isso, os cientistas desenvolveram a molécula Leukadherin-1 (LA-1), que aumentava a atividade da proteína e levava a redução dos tumores nos animais que estavam em tratamento. 

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube