Topo

Tem problema ter lixo na pia da cozinha ou aumenta o risco de bactérias?

Ter um lixo na pia é um hábito comum entre os brasileiros e divide opiniões - Istock
Ter um lixo na pia é um hábito comum entre os brasileiros e divide opiniões Imagem: Istock

Priscila Carvalho

Do UOL VivaBem, em São Paulo

18/01/2019 04h00

Fui na casa da minha mãe e a discussão começou: é higiênico ou não ter lixinho de pia? Embora ele seja usado na maioria das vezes para jogar restos de comida, a ideia de ter resíduos na pia provoca repulsa ou aquele "nojinho" em algumas pessoas

Já outras preferem ter o acessório no local por praticidade e não veem problema algum no hábito. Mas será que ter um lixo na pia da cozinha provoca ou aumenta o risco de contaminação por bactérias ou vírus?

Para Paulo Olzon, clínico geral e infectologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a preocupação é desnecessária. "O lixo orgânico não apresenta bactérias patogênicas capazes de provocar diarreia ou outros problemas", afirma. 

Segundo o especialista, para ter uma contaminação grave a ponto de gerar sintomas mais severos, a pessoa que cozinha ou faz uso do local precisa entrar em contato com outra pessoa que tenha alguma bactéria ativa. "Você transmite uma doença na medida que o indivíduo tem bactérias que provocam diarreia e vômito. Não é tão simples assim ser contaminado e ficar doente. Às vezes, esses alardes deixam as pessoas mais neuróticas em vez de conscientizar sobre doenças."

Lave as mãos sempre que mexer com lixo 

Atalanta Ruiz Silva, infectologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, lembra que o lixo da pia deve ser trocado toda vez que se manusear alimentos e jogar resíduos no recipiente. "Não há problema em tê-lo no local. O que não é aconselhado é deixá-lo muito tempo ali, sem jogar os restos de comida fora. Isso faz com que aumente a proliferação de mosquitos e odores", diz.

O mais importante, segundo Silva, é ter uma rotina de higienização das mãos depois de mexer com a lixeira. "Após jogar tudo fora, volte ao local e lave bem as mãos com detergente. Nunca cozinhe e mexa no lixo ao mesmo tempo. As mãos são fontes de contaminação e podem levar micro-organismos para a comida", explica. 

Além disso, priorize sempre a lavagem da lixeira depois do descarte dos alimentos. O ideal é que se faça isso todos os dias e finalize com a limpeza da pia com água e sabão. 

Embora o lixo na pia não provoque doenças graves, para Leonardo Weissmann, infectologista e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, o melhor é ter uma lixeira que tenha pedal e não fique sobre a pia da cozinha. "Opte por lixos em que o indivíduo não precise usar as mãos para manusear os restos de comida e sobras", pondera. 

Weissmann reforça ainda que se a pessoa puder e tiver tempo, é recomendável higienizar a pia e o local onde o lixo estiver, com água sanitária no fim do dia. "Deixar sempre o local limpo é o ideal para evitar contaminação de bactérias, principalmente próximo ao local de preparo das refeições", finaliza. 

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube