Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Adotar estes 7 passos simples reduz risco de diabetes e doenças cardíacas

Começar a treinar, comer bem e controlar a pressão e o açúcar no sangue são algumas das medidas que afastam a diabetes e doenças do coração - BartekSzewczyk/IStock
Começar a treinar, comer bem e controlar a pressão e o açúcar no sangue são algumas das medidas que afastam a diabetes e doenças do coração Imagem: BartekSzewczyk/IStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

17/01/2019 15h19

Para simplificar os cuidados com a sua saúde, uma nova pesquisa afirmou que diretrizes já usadas para manter a saúde do coração também reduzem drasticamente o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

A ótima notícia, publicada no jornal científico Diabetologia, da revista European Association for the Study od Diabetes, mostrou que aqueles que seguem as sete simples recomendações determinadas pela American Heart Association (Associação Americana do Coração) melhoram a saúde.

A lista mostra quais são os passos para uma grande mudança de vida:

A American Heart Association já havia mostrado que cumprir ao menos cinco desses passos reduz em 80% o risco de morte cardiovascular. Agora, os novos dados mostram que os pacientes que fizeram ao menos quatro das sete alterações na rotina se mostraram 70% menos propensos a desenvolver diabetes nos próximos dez anos.

Cerca de oito mil indivíduos participaram da análise. A única infelicidade do estudo foi notar que se o voluntário já tinha pré-diabetes ele não sofria nenhum efeito benéfico ao incluir as alterações na rotina, o risco de diabetes permaneceu o mesmo. "Nesse ponto, as pessoas precisam de intervenções de alta intensidade que foquem em atividade física e dieta para promover a perda de peso e diminuir o risco da diabetes", explicam os autores.

De qualquer forma, a ideia é que os resultados façam com que as pessoas queiram se empenhar cada vez mais para aplicar os sete fatores na vida e manter um estilo de vida saudável, evitando o aparecimento de diabetes e doenças cardíacas ao mesmo tempo.

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube