Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Crianças com excesso de gordura têm maior risco de problemas respiratórios

Asma e bronquite crônica são alguns problemas de saúde que crianças com excesso de peso têm mais risco de desenvolver - Getty Images
Asma e bronquite crônica são alguns problemas de saúde que crianças com excesso de peso têm mais risco de desenvolver Imagem: Getty Images

Do UOL VivaBem

16/01/2019 04h00

O excesso de gordura corporal em crianças impacta a plena saúde dos pulmões durante a fase adulta, aponta uma nova pesquisa publicada no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine. De acordo com o estudo, o risco do desenvolvimento de doenças respiratórias, como asma e bronquite crônica, é maior em crianças com taxas mais altas de tecido adiposo. 

Os cientistas do Barcelona Institute for Global Health (ISGlobal) apontaram ainda que crianças e adolescentes com idade entre 8 e 15 anos e percentual de massa muscular maior têm funções pulmonares mais saudáveis, considerando a capacidade e a velocidade de expiração e o tamanho em litros do órgão, em comparação com as que estão com excesso de peso. 

Para chegar a tais conclusões, os cientistas contaram com 6.964 participantes do Avon Longitudinal Study of Parents and Children, (ALSPAC, em sigla em inglês), um projeto britânico conceituado que faz o acompanhamento dos hábitos de 14 mil pais e filhos desde 1991. Elas realizaram um exame de composição corporal de alta tecnologia chamado DXA e o teste espirométrico, que avalia a o tempo e quantidade de entrada e saída de ar dos pulmões.

Além de alertar que peso não é sinônimo de saúde, já que uma pessoa considerada magra pode ter um percentual de gordura corporal alto, os médicos concluíram que o resultado contribui para estratégias que promovam hábitos mais saudáveis de modo geral e, principalmente, para a redução as doenças respiratórias em adultos.

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube