Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Sofre de insônia? Pesquisa identifica cinco níveis diferentes do problema

A insônia pode gerar mau humor, prejudicar a concentração e até aumentar o risco de depressão - valentinrussanov/iStock
A insônia pode gerar mau humor, prejudicar a concentração e até aumentar o risco de depressão Imagem: valentinrussanov/iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

10/01/2019 16h14

Segundo estimativa da Associação Brasileira do Sono, 73 milhões de brasileiros enfrentam dificuldades para dormir. A falta de horas de descanso pode acarretar em mau humor, falta de concentração e até problemas de saúde como depressão, obesidade, hipertensão e ansiedade.

E, apesar de o sintoma principal da insônia ser praticamente igual para todos que sofrem com o problema --ficar rolando de um lado para o outro na cama, frustrando-se com o tempo de sono perdido a cada minuto -- sabia que existem cinco tipos diferentes da condição? Isso é o que mostra uma nova pesquisa, publicada no periódico científico The Lancet Psychiatry.

Para chegar às conclusões publicadas na última segunda-feira (7), pesquisadores holandeses usaram dados de 4322 pessoas que preencheram questionários sobre suas dificuldades na hora de dormir. Os resultados mostram que indivíduos com insônia podem atingir cinco níveis distintos:

1. Altamente angustiado, em sofrimento constante por suas emoções ou acontecimentos específicos.
2. Moderadamente angustiado, mas sensível à recompensa (responde positivamente a emoções prazerosas).
3. Moderadamente angustiado, mas insensível à recompensa 
4. Pouco angustiado com alta reatividade (baixos níveis de sofrimento constante, mas muito sensíveis a eventos estressantes da vida).
5. Pouco angustiado com baixa reatividade (baixos níveis de sofrimento constante e baixa sensibilidade a eventos estressantes da vida).

Meses após o primeiro contato, os participantes responderam novamente, com relatos parecidos, os questionários criados pelos cientistas, que concluíram uma estabilidade no tipo de ansiedade. "O risco de depressão é até cinco vezes diferente entre os grupos, o que indicou uma relevância clínica desses subtipos", informa o release oficial. Portanto, saber qual é seu tipo de insônia é importante para evitar outros problemas. 

De acordo com os responsáveis pelo estudo, o artigo apresenta uma necessidade de reduzir a ideia de heterogeneidade sobre o transtorno de insônia. A subtipagem pode facilitar a identificação das causas subjacentes da insônia, o desenvolvimento de tratamentos personalizados e a identificação de pacientes com maior risco de depressão para que possam prevenir o quadro.

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube