Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


O risco de suicídio aumenta após o diagnóstico de câncer

Entre os 4.671.989 pacientes analisados, 1.585 cometeu suicídio em um ano do diagnóstico de câncer - iStock
Entre os 4.671.989 pacientes analisados, 1.585 cometeu suicídio em um ano do diagnóstico de câncer Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

10/01/2019 04h00

O risco de suicídio aumenta significativamente no primeiro ano após o diagnóstico de câncer, segundo uma nova pesquisa publicada no jornal científico online Cancer, revisado pela Amercian Cancer Society

Além disso, a descoberta mostra que o aumento nos casos varia conforme o tipo de câncer diagnosticado, apontando para a importância de um acompanhamento psicológico para os pacientes recém-diagnosticados que garanta acesso a apoio social e emocional. 

Para alcançar tais conclusões os pesquisadores analisaram o banco de dados de pacientes com câncer da SEER (Vigilância, Epidemiologia e Resultados, em sigla em inglês), entre 200 e 2014. É importante dizer que esse arquivo garantiu o acesso a informação de cerca de 28% da população dos Estados Unidos com câncer, e mostrou que entre os 4.671.989 pacientes em análise, 1.585 cometeu suicídio dentro de um ano do diagnóstico

Quanto ao tipo de câncer, os números mostraram que a variação impacta na taxa de suicídio. Os casos de tumores no pâncreas ou pulmão são os com maiores índices de suicídio. As chances de suicídio também aumentaram significativamente após o diagnóstico de câncer colorretal. Quanto aos casos de câncer de mama ou próstata, não foi encontrada ligação com o aumento de suicídio. 

"A conscientização para rastrear o risco de suicídio e encaminhar aos serviços de saúde mental é importante para diminuir esse risco e salvar vidas, principalmente nos primeiros meses. Além disso, familiares e cuidadores devem ser treinados para fornecer apoio psicológico aos seus parentes doentes", afirmou um dos co-autores do estudo Ahmad Alfaar.

Os médicos concluíram que é preciso cuidar dos pacientes com câncer com ainda mais zelo, para que o estresse da situação não culmine em suicídio e que dê tempo do paciente passar por tratamento. 

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até o dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube