Topo

10 sinais de que a corrida já faz parte da sua vida

iStock
Imagem: iStock

Alexandre Sinato

Colaboração para o UOL VivaBem

08/01/2019 04h00

Você cuida do seu tênis de corrida como se fosse uma joia rara? Já pesquisou o calendário de provas antes de escolher um destino de férias? Inclui a corrida em conversas sem perceber? Se você respondeu sim em boa parte dessas perguntas é porque o tal "bichinho" da corrida já picou você.
 
Neste caso, os sintomas variam em cada pessoa, mas algumas situações clássicas do dia a dia provam que, sim, a corrida já faz (muito) parte da sua rotina e é difícil viver sem ela. Veja se você se identifica com algum dos sinais abaixo.

1 - Carinho e cuidado com os tênis

Antes, eles ficavam jogados em qualquer canto, sujos e pouco cuidados. Agora, os tênis de corrida recebem um carinho especial. Pesquisar a melhor forma de limpar seu parceiro de corrida é um caminho natural para quem deseja que ele dure o máximo possível. Tem tênis escolhido a dedo para provas, outro para treinos. Você controla a quilometragem que cada um já "rodou" em um aplicativo ou planilha... O que não falta é cuidado.

2 - Unir viagem de férias à corrida. Ou vice-versa

Quando está planejando uma viagem uma das primeiras coisas que faz é pesquisar se tem alguma uma prova exatamente durante sua passagem pela cidade? Ou você já inverteu essa lógica e passou a programar suas férias com base em uma corrida que vai participar? Saiba que esses são sintomas claros de que a corrida ganhou muita importância na sua vida.

3 - O sono chega bem antes do "normal"

Isso acontece principalmente com quem tem o hábito de treinar bem cedo. Acordar para correr às 5h ou 6h da manhã, por exemplo, pode ter um reflexo direto no restante do seu dia. Afinal, aumentam as chances de o sono começar a se manifestar mais cedo e você desejar com muita força sua cama.

4 - Você vê as distâncias com um novo olhar

Depois que você começa a desbravar maiores quilometragens na corrida, as distâncias passam a ser vistas de uma nova forma. Por exemplo, enfrentar 2 km de caminhada para chegar a um destino não assusta como antes. Ou então você descobre que um trajeto comum do seu dia renderia uma bela corrida. Para quem curte longas distâncias, comparar o "longão" a pequenas viagens também é uma tentação. Outra coisa comum é, quando está parado no trânsito, fazer um comparativo de quantos quilômetros você teria corrido naquele tempo se estivesse a pé.

5 - Você fala sem parar de corrida e nem percebe

Talvez você não se dê conta, mas a corrida vira assunto recorrente em suas conversas. Amigos e familiares tendem a perceber isso antes, mas você vai dar um jeito de encaixar a corrida nos bate-papos sem notar. E se o interlocutor também gostar de corrida aí é bom se preparar: a conversa vai longe.

6 - Cuidado maior com a alimentação

Escolher com atenção a próxima refeição é outro indício de que o esporte ganhou espaço importante em sua vida. Caprichar nos carboidratos antes de uma prova ou de um treino longo vira algo rotineiro para muitos corredores, assim como se manter bem hidratado passa a ser algo básico. Até na hora de cometer exageros alimentares a corrida é um motivo: você deixa para sair da dieta depois de uma prova ou de um treino exigente.

7 - Amor ao relógio com GPS, aos aplicativos...

Sabe criança quando ganha um presente desejado há muito tempo? Muito corredor fica assim quando recebe um relógio com GPS para ajudar nas corridas. São horas dedicadas a explorar todas as funcionalidades e muito carinho na hora de guardar, lavar, carregar... O mesmo vale para os aplicativos de corrida: muita energia é dedicada a gravar e a analisar os dados recentes.

8 - Mudança nas redes sociais

Esse é um sinal claro de que a corrida subiu de patamar na sua vida. Se suas contas nas redes sociais já são dominadas por fotos de prova, de treino, de acessórios ou até de memes referentes à corrida, saiba que você definitivamente faz parte das estatísticas sobre as pessoas picadas pelo "bichinho" da corrida.

9 - Saber que a São Silvestre não é maratona

O atleta ganha experiência, passa a acompanhar mais esse universo e já sente a tentação de brincar com quem não sabe a diferença entre a São Silvestre e uma maratona --algo que muitos corredores também desconheciam antes de praticar o esporte. Mas calma lá: as pessoas não têm a obrigação de saber que a São Silvestre tem 15 km e é só uma corrida, pois a maratona é uma prova com 42,195 km. Então, quando alguém perguntar se você já correu a "maratona de São Silvestre", em vez de tripudiar, aproveite o momento para explicar a diferença e trazer essa pessoa para mais perto do mundo da corrida.

10 - Você olha a etiqueta das roupas 

Talvez esse seja um sintoma mais "agudo", mas não tão raro. Muito corredor começa a prestar mais atenção às etiquetas das roupas tanto na hora de compra --para escolher um tecido apropriado e confortável para a prática do esporte -- quanto no momento de lavar suas peças. Afinal, todo corredor tem aquela camiseta ou aquele shorts preferidos e pretende contar com eles por muito tempo.

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube