Topo

Cientistas relacionam obesidade e ansiedade e encontram forma de aliviá-la

Ganho de peso e dietas ricas em gorduras estão ligadas a comportamento ansioso - iStock
Ganho de peso e dietas ricas em gorduras estão ligadas a comportamento ansioso Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

06/01/2019 12h55

Há algum tempo os cientistas vêm relacionando a obesidade com o surgimento da ansiedade. No entanto, de acordo com estudos já feitos, uma vez que o comportamento ansioso induzido pela obesidade começa, apenas a perda de peso não o reverte.

No entanto, em um estudo publicado na revista científica Cell Metabolism, cientistas da Mayo Clinic e Newcastle University perceberam que o segredo para desvendar esse mistério pode estar nas células cerebrais dessas pessoas.

Os cientistas induziram a obesidade em ratos usando uma dieta rica em gorduras. Esse tipo de alimentação leva às células de diversos órgãos a entrar em senescência, um dos últimos estágios de envelhecimento.

No caso do estudo, eles focaram nas células senescentes localizadas no cérebro dos animais: quando elas foram removidas com técnicas farmogenéticas, o comportamento ansioso dos ratinhos diminuiu, mesmo sem mudanças em seu peso.

Ainda não se sabe ao certo como a ligação entre o acúmulo de gordura e o surgimento de mais células senescentes ocorre, mais estudos precisam ser feitos, até para entender como isso pode ser aplicados em humanos.

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube