Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


"Marca-passo para o cérebro" é promessa para tratamento de Parkinson

Rikky Muller, UC Berkeley
Imagem: Rikky Muller, UC Berkeley

Do UOL VivaBem, em São Paulo

03/01/2019 11h26

Um novo neuroestimulador desenvolvido por engenheiros da Universidade da Califórnia, Berkeley, é a nova promessa para possíveis tratamentos para pacientes com doenças como a epilepsia e o mal de Parkinson.

O dispositivo, descrito no periódico científico Nature Biomedical Engineering, é chamado de WAND, funciona como um "marca-passo para o cérebro", estimulando a atividade elétrica do cérebro e monitorando eletricamente para detectar se há algo errado

Após reconhecer os sinais de tremor ou convulsão, o aparelho pode ajustar os parâmetros de estimulação por conta própria para evitar os movimentos indesejados. E porque é um circuito fechado --o que significa que pode estimular e gravar simultaneamente - ele pode ajustar esses parâmetros em tempo real.

Mas os sinais elétricos que precedem a convulsão ou o tremor podem ser extremamente sutis, e a frequência e força da estimulação elétrica necessária para preveni-las é igualmente delicada. Por isso, pode levar anos de pequenos ajustes pelos médicos antes que os dispositivos forneçam o tratamento ideal.

Por enquanto, o WAND só foi testado em macacos. "O processo de encontrar a terapia certa para um paciente é extremamente caro e pode levar anos." Uma redução significativa tanto no custo quanto na duração pode levar a resultados e acessibilidade muito melhores ", disse Rikky Muller, professor assistente de engenharia elétrica e ciências da computação em Berkeley.

"Queremos permitir que o dispositivo calcule qual é a melhor maneira de estimular cada paciente para oferecer os melhores resultados. E só podemos fazer isso analisando a atividade neural", afirma. 

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: do dia 27 de dezembro de 2018 ao dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube