Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Autoimagem e clima de festas podem desencadear depressão sazonal de verão

Insatisfação com o próprio corpo é um dos gatilhos para a depressão no verão - iStock
Insatisfação com o próprio corpo é um dos gatilhos para a depressão no verão Imagem: iStock

Simone Cunha

Colaboração para UOL VivaBem

03/01/2019 04h00

Sol, calor, praia e férias marcam a temporada de verão no Brasil. Devido ao clima festivo e descontraído parece que todo mundo acaba sendo acometido por uma alegria de viver, porém nem todos se encaixam neste padrão. Por isso, essa é uma fase em que a depressão sazonal de verão pode surgir e, assim como qualquer variação da doença, deve ser acompanhada e tratada.

Esse tipo de depressão é considerado uma desordem afetiva sazonal, que pode surgir devido à preocupação com a autoimagem. Pessoas insatisfeitas com o próprio corpo podem evitar as exposições sociais, na praia e na piscina, e isso vai causando um isolamento social.

Além disso, a época coincide com o período de festas e férias e existe uma "obrigatoriedade" de sentir-se feliz e animado. Porém, essa necessidade não é real. Essa obrigação acaba gerando um estressor a mais, uma autocobrança que contribui para uma pior qualidade de vida neste período. Quem já tem um quadro depressivo prévio ou maior vulnerabilidade social e genética para tal, pode ficar mais sensível às características deste momento.

O balanço do ano também pode gerar alguma frustração. Muitas vezes, a pessoa não conseguiu conquistar tudo que foi planejado para o ano. Além disso, por questões financeiras, pode ter que adiar a viagem dos sonhos, enfim tudo isso vai somando podendo causar um baixo astral.

Para a psiquiatra Carolina Hanna de Aquino Chaim, do Núcleo de Álcool e Drogas no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, é importante considerar que a estação mais quente do ano sozinha não provoca depressão. "Algumas pessoas podem ter essa predisposição e, por conta do período, o risco de desenvolver a doença é aumentado". Portanto, a depressão de verão no Brasil se associa a uma mudança de ritmo social que pressiona o indivíduo em um período em que todos se sentem mais cansados e fadigados.

Sinais do problema

A depressão sazonal de verão existe, porém ainda é pouco estudada. Mas de acordo com os especialistas consultados pelo UOL VivaBem indicam que as mulheres acima dos 30 anos são as mais acometidas pelo problema.

Já os sintomas são iguais ao da depressão, independente da sazonalidade: na área das emoções temos a tristeza, desprazer com a vida, angustia, ansiedade, baixa autoestima, culpa. No aspecto físico surgem as alterações do sono e do apetite, diminuição da libido, aumento de sintomas dolorosos. Já no setor cognitivo pode-se listar a diminuição da concentração, da atenção sustentada, da velocidade e do raciocínio e da aprendizagem.

Se você costuma apresentar esses sintomas sempre nessa mesma época do ano, vale investigar. Para diagnosticar a doença é preciso que o paciente tenha passado por dois ciclos deste estado de humor deprimido, ou seja, na mesma época nos anos anteriores foi observado alguns destes sintomas.

Como tratar a depressão sazonal de verão

O tratamento pode ser farmacológico com antidepressivos e terapias não farmacológicas como a psicoterapia, a meditação e a acupuntura. A associação dessas modalidades de tratamento é mais eficaz do que o tratamento feito isoladamente.

Em geral, depressões recorrentes exigem uma manutenção para evitar que o quadro retorne de tempos em tempos. O tratamento deve levar o indivíduo a observar e reconhecer suas reações ao estresse e sintomas que possam desencadear uma recaída. O autoconhecimento, o gerenciamento do estresse e a revisão de estilo de vida são essenciais para evitar a doença.

Fontes: Rodrigo Leite, coordenador dos Ambulatórios do IPq-USP (Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo); Carolina Hanna de Aquino Chaim, psiquiatra do Núcleo de Álcool e Drogas no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo; Cristina Borsari, psicóloga da BP - Beneficência Portuguesa de São Paulo.

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: do dia 27 de dezembro de 2018 ao dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube