Topo

Vencedor da São Silvestre tem dor no peito após a prova; entenda os riscos

Reprodução
Imagem: Reprodução

Priscila Carvalho

Do UOL VivaBem, em São Paulo

31/12/2018 17h09

Depois de passar mal e sentir dores no peito, o etíope Belay Bezabh, vencedor da 94ª São Silvestre, foi internado na manhã desta segunda-feira (31), em São Paulo. Foi a primeira vitória do atleta na tradicional corrida de rua. 

Na hora da prova fazia 28° em São Paulo, temperatura que pode ter contribuído para Bezabh passar mal. De acordo com Roberto Bizaco, médico do esporte e preceptor da Medicina Esportiva do Hospital das Clínicas em São Paulo, o clima úmido e quente atrelado a provas de alta intensidade favorecem o aparecimento de dores no peito e esse tipo de problema também pode ocorrer em atletas de alta performance.

Isso pode ser aliado, também, ao esforço extra usado por Bezabh no final da prova ao fazer a ultrapassagem, as dores no coração costumam aparecer. "Além de estar muito calor, ele aumentou a intensidade da corrida para ganhar no final, o que pode ter passado do limite do corpo dele naquele ambiente", considera Bizaco.

Quando isso acontece, deve-se procurar imediatamente um médico para observar o quadro de saúde do corredor. Na maioria dos casos, o atleta passa por duas avaliações para descartar qualquer quadro de infarto. Foi o caso de Bezabh, que passou por um exame de eletrocardiograma e, só depois de seis horas, teve alta do hospital. Normalmente, nesse tipo de exame, é possível identificar se uma enzima chamada troponina está alterada, identificando lesões nas células do coração.

Outro risco envolvido

Durante provas longas, como a São Silvestre, a umidade e temperatura também são levadas em consideração. Quando a umidade do ar está alta, o corpo sua mais, liberando mais água e não resfriando o corpo, favorecendo para que o atleta tenha uma hipertemia, que é quando a temperatura corporal passa dos 40 graus.

Quando isso acontece, o recomendado é que o atleta diminua o ritmo do exercício para diminuir o mal-estar. Além disso, é importante levar em consideração a hora que vai se exercitar (evitar horários das 10 as 16h) e também utilizar roupas leves e próprias para esse tipo de prova. 

VivaBem no Verão

Data: do dia 27 de dezembro de 2018 ao dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube