Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Por que os hospitais devem deixar você dormir

Você deveria estar descansando, mas pode não ser tão simples assim dormir ao ficar internado - iStock
Você deveria estar descansando, mas pode não ser tão simples assim dormir ao ficar internado Imagem: iStock

26/12/2018 04h00

Se uma internação hospitalar serve em parte para se recuperar de um procedimento ou doença, por que é tão difícil descansar?

Há mais ruído e luz do que é propício para o sono. E as enfermeiras e outras pessoas visitam frequentemente para dar remédios, verificar sinais vitais, coletar sangue ou realizar testes e exames -- e em muitos casos, acordar pacientes para fazê-lo.

Algum monitoramento é necessário, é claro. A medicação deve ser dada; alguns sinais vitais precisam ser verificados. E a monitorização frequente é justificada para alguns pacientes --como aqueles em UTI (Unidades de Terapia Intensiva). Mas para outros é melhor se forem deixados sozinhos. No entanto, muitos hospitais não diferenciam os dois pacientes, interrompendo todos em uma programação predefinida.

Peter Ubel entende o problema tanto como médico quanto como paciente. Quando passou uma noite no hospital se recuperando de uma cirurgia em 2013, ele foi interrompido várias vezes para coleta de sangue, checagem de sinais vitais, outros testes de laboratório, bem como pelo bipe das máquinas. "Nenhuma hora se passou sem algum tipo de interrupção", disse Ubel, médico da Universidade de Duke. "É uma maneira terrível de começar a recuperação".

É mais do que irritante --essas interrupções podem prejudicar os pacientes. Durações curtas do sono estão associadas à redução da função imunológica, delírio, hipertensão e transtornos de humor. Condições hospitalares, incluindo interrupções do sono, podem contribuir para a "síndrome pós-hospitalar" --o período de vulnerabilidade a uma série de problemas de saúde após a hospitalização que não estão relacionados com a razão da internação.

"Ao abordar a doença aguda de um paciente, podemos inadvertidamente estar causando danos, ignorando os importantes poderes restauradores de um ambiente de cura", disse Harlan Krumholz, médico da Universidade de Yale que vem chamando atenção para a síndrome pós-hospitalar há vários anos. "A chave para uma recuperação bem-sucedida após uma doença pode ser uma experiência menos estressante, mais solidária e mais humana durante a hospitalização".

É um ambiente que, muitas vezes, parece configurado para a conveniência de todos, menos a do paciente. Para ajudar os pacientes a lidar com o estresse da hospitalização, sedativos são frequentemente prescritos. Estes medicamentos, incluindo os opioides, carregam seus próprios riscos, como o vício.

"Em vez disso, poderíamos tornar o ambiente mais propício para descansar e reduzir o uso de sedativos", disse Ubel.

As soluções não são difíceis de entender. Ubel listou algumas em 2013. Os funcionários do hospital podem coordenar para que uma interrupção atenda a múltiplas necessidades: uma coleta de sangue e uma verificação de vitalidade ao mesmo tempo, em vez de duas horas de intervalo. Ou eles podem permitir que as necessidades dos pacientes orientem os horários. Se um paciente estiver em baixo risco e puder passar seis ou oito horas sem um teste de vitalidade, por exemplo, talvez não precisa fazer essa verificação uma vez a cada quatro horas.

Pequenas mudanças nas rotinas hospitalares como essas podem ir longe. Um teste clínico descobriu que eles reduziram significativamente a proporção de pacientes que relataram interrupções do sono relacionadas ao hospital e reduziram o uso de sedativos pela metade. Essas pequenas mudanças podem até aumentar as classificações de hospitais feita pelos pacientes, que agora fazem parte das medidas de qualidade do Medicare (nos EUA). A principal percepção parece ser a de priorizar os pacientes em vez de testes e outras interrupções que podem ser adiadas.

Alguns hospitais estão tentando permitir que os pacientes descansem mais. O Hospital Yale-New Haven, em Connecticut, capacitou os enfermeiros a mudar os horários das medicações para minimizar as interrupções do sono e para marcar outras tarefas antes que os pacientes fossem dormir.

Outro exemplo: para reduzir o ruído, o Massachusetts General Hospital, em Boston, chegou a instalar pisos de borracha em algumas áreas.

O Sistema de Saúde da Universidade de Michigan tomou medidas para reduzir o ruído durante a noite, incluindo a mudança quando os pisos são limpos e a instalação de placas de absorção de som.

"Desde a década de 1960, o nível de ruído nos hospitais subiu", disse Mojtaba Navvab, professor associado de arquitetura da Universidade de Michigan e especialista em reduzir o nível de ruído em edifícios. Ele ajudou a projetar mudanças acústicas nos corredores do hospital da universidade. Ao adicionar material acústicas às paredes do corredor, "o nível de som foi três vezes menor", disse ele.

Estar doente e hospitalizado já é ruim o suficiente. Ser submetido à privação do sono acrescenta insulto (ou mais prejuízo) à lesão.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube