Topo

Leite em pó, longa vida ou fresco? Entenda a diferença entre cada tipo

iStock
Imagem: iStock

Priscila Carvalho

Do UOL VivaBem, em São Paulo

19/12/2018 04h00

Quem nunca ficou em dúvida entre os leites em pó, longa vida e fresco. Será que em pó é mais nutritivo? O longa vida tem maior durabilidade do que os outros? E o fresco? Se não for consumido rapidamente, está impróprio para consumo?

Embora os valores nutricionais dos três tipos sejam praticamente iguais, existem algumas diferenças para levar em consideração na hora da compra. E por isso listamos as características de cada um abaixo:

Leite em pó

Muitas pessoas acreditam que o leite em pó, por ser mais industrializado, é mais enriquecido de nutrientes. Outros creem que justamente por isso, esse alimento pode fazer mal. No entanto, esse produto nada mais é do que um leite pasteurizado que passa por um processo de desidratação. Ou seja, no final das contas, ele é apenas leite mesmo e raramente recebe adição de conservantes ou estabilizantes.

E se engana quem pensa que o leite em pó sempre é mais nutritivo do que os demais. Existem, é claro, marcas que adicionam outras vitaminas e minerais às suas fórmulas. No entanto, não é garantido que essas adições tenham sido feitas só porque o leite é desidratado: sempre confira nos ingredientes do rótulo.

Se engana também quem pensa que o leite em pó engorda, pelo menos isso não ocorre quando você o prepara seguindo a proporção de água e pó explicada na embalagem. Agora, se você coloca mais pó ou menos água, ele ficará mais concentrado, trazendo mais calorias do que a mesma quantidade de leite não desidratado.

Leite longa vida ou UHT

Ele possui data de validade estendida e pode durar até quatro meses nas prateleiras. Para isso, o leite longa vida passa por um processo chamado ultrapasteurização em que é aquecido de 130 a 150 graus --UHT, na sigla inglesa, significa "temperaturas ultra-altas". Também são adicionados estabilizantes, normalmente o citrato de sódio. Por causa desse processo, ele pode ser estocado fora da geladeira enquanto não for aberto. No entanto, depois de aberto, deve ser colocado dentro da geladeira e consumido em até três dias.

Alguns leites longa vida podem ser enriquecidos com outros nutrientes, mas isso depende muito mais da iniciativa das marcas do que é uma regra aplicada a esse tipo de produto.

Leite fresco

O único processo industrial pelo qual o leite fresco passa é a pasteurização, em que ele é aquecido a uma temperatura de 75 graus, para que os micro-organismos presentes nele sejam mortos. Por não ter qualquer adição de conservantes ou outros compostos químicos, ele se deteriora mais facilmente, durando apenas entre 5 e 7 dias depois de aberto.

Além disso, é dividido em dois categorias (A ou C), de acordo com a forma como a pasteurização foi feita. Entenda melhor:

  • Tipo A: considerado um leite com um pouco mais de qualidade, pois logo que é retirado da vaca, ele entra no processo de pasteurização e tem um tempo encurtado entre o momento em que é ordenhado e envasado para o comércio. O processo todo é feito no mesmo lugar;
  • Tipo C: ele é extraído manualmente ou mecanicamente e fica armazenado em tanques e só depois é envasado. Segundo os especialistas ouvidos pelo UOL VivaBem, o leite deve ser fervido para eliminar microrganismos. 

Fontes: Tarcila Beatriz Ferraz de Campos, nutricionista do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Lara Natacci, nutricionista do Conselho Regional de Nutrição e doutora pela faculdade de medicina da USP

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente de como foi informado na matéria, o leite tipo B não existe mais. São comercializados os do tipo A e C.
Ao contrário do informado, o leite longa vida pode ser armazenado sem refrigeração por aproximadamente quatro meses a partir da data de fabricação. Após aberto, a indicação de consumo é em até três dias.