Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Estudo mostra eficácia de compostos do café para combater Parkinson

iStock
Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

16/12/2018 10h37

Se você é amante de café, provavelmente já sabe dos inúmeros benefícios que as quantidades certas da bebida oferecem à saúde. E temos mais uma boa notícia: de acordo com um novo estudo publicado pelo periódico científico Proceedings of National Academy of Sciences, a cafeína e outro composto presente na casca dos grãos de café, um derivado de ácido graxo do neurotransmissor serotonina, chamado EHT (Eicosanoil-5-hidroxitriptamida), podem proteger contra a degeneração cerebral.

Os cientistas envolvidos na análise acreditam que esses dois compostos combinados podem se tornar uma opção terapêutica para retardar a degeneração cerebral em doenças como a de Parkinson e a Demência de Corpos de Lewy - progressivas e atualmente incuráveis.

Durante as fases de teste, os pesquisadores descobriram que o EHT protege os cérebros dos ratos contra o acúmulo anormal de proteínas associado às doenças degenerativas. Eles então resolveram testar a substância combinada com cafeína, para descobrir se a proteção cerebral seria maior. 

Para a verificação, eles deram pequenas doses de cafeína ou EHT separadamente e juntas a ratos. Quando administrado em conjunto, os compostos aumentaram a atividade de um catalisador que ajuda a prevenir o acúmulo de proteínas prejudiciais no cérebro. Isso sugere que a combinação de EHT e cafeína pode retardar ou interromper a progressão dessas doenças. 

Se a eficácia for comprovada em humanos, novos medicamentos poderiam trazer um grande avanço, já que os tratamentos atuais abordam apenas os sintomas da doença de Parkinson, mas não protegem contra a degeneração cerebral.

Mary Maral Mouradian, principal autora do estudo, afirmou que mais pesquisas são necessárias para determinar as quantidades e a proporção de EHT e cafeína necessárias para o efeito protetor nas pessoas. "O EHT é um composto encontrado em vários tipos de café, mas a quantidade varia. É importante que a quantidade e a proporção apropriadas sejam determinadas para que as pessoas não ingiram demais a substância, já que isso pode ter consequências negativas para a saúde", disse ela.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube