Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Vitamina C reduz prejuízo nos pulmões dos bebês de mães tabagistas

iStock
Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

14/12/2018 12h48

Fumar durante a gravidez não é recomendado e traz diversos problemas para o bebê. Mas um novo estudo, publicado no periódico American Journal of Respiratory and Critical  Care  Medicine, mostra que a vitamina C é capaz de reduzir os efeitos do cigarro nos pulmões dos filhos de gestantes tabagistas -mas isso não dá aval para fumar de forma ativa ou passiva nesse período. 

Durante a pesquisa, os cientistas analisaram 251 mulheres grávidas que fumaram. Metade delas recebeu vitamina C e outra metade ingeriu placebo. Após ingestão de 500 mg de vitamina C por dia, os bebês das voluntárias tiveram uma melhora na função da via área, facilitando a passagem de ar pelos pulmões.

Os resultados do trabalho científico reforçam a hipótese de que o estresse oxidativo causado pelo tabagismo reduz a quantidade de ácido ascórbico, um componente da vitamina C, disponível para o corpo.

No momento em que se inscreveram na pesquisa, as pacientes tinham níveis mais baixos de ácido ascórbico do que as mulheres que não fumam.

Para Cindy McEvoy, uma das autoras do estudo, uma dosagem relativamente baixa de vitamina C pode apresentar uma intervenção segura, barata e que tem o potencial de ajudar a saúde pulmonar de milhões de crianças em todo o mundo. 

No entanto, ela acrescentou, que ajudar as mães a parar de fumar deve continuar sendo o principal objetivo dos profissionais de saúde e das autoridades de saúde pública. "Embora a suplementação de vitamina C possa proteger até certo ponto os pulmões de bebês nascidos de mães que fumam durante a gravidez, essas crianças ainda estarão em maior risco de obesidade, distúrbios comportamentais e outros problemas sérios de saúde."

Segundo os autores, o próximo passo é continuar o rastreamento dos bebês, para acompanhar a função pulmonar e resultados respiratórios. Eles acreditam que ensaios futuros de suplementação de vitamina C em gestantes fumantes devem determinar se os benefícios são maiores se a suplementação começar mais cedo e continuar após o nascimento nos próprios filhos. 

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube