Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Lavar o cabelo todos os dias deixa os fios mais oleosos?

Gabriela Ingrid

Do UOL VivaBem, em São Paulo

11/12/2018 04h00

"É verdade que se eu lavar meu cabelo todos os dias ele vai ficar mais oleoso?"

Lavar o cabelo todos os dias não vai deixá-lo mais oleoso. Óbvio que quem tem fios mais secos não precisa lavar todos os dias, mas pessoas com um couro cabeludo que produz mais sebo podem (e devem) lavar todos os dias. O que piora a oleosidade, na verdade, são alguns hábitos da própria lavagem.

O tipo de xampu usado não é frescura. Usar versões específicas para o seu tipo de cabelo ajuda a manter os fios saudáveis e com a oleosidade equilibrada. Se você tem o cabelo muito oleoso, por exemplo, opte por opções feitas para esse tipo de fio. O mesmo vale para quem tem raiz oleosa e ponta seca. O produto para esses tipos de cabelo costumam ter quantidades ideais de substâncias que limpam o couro cabeludo, sem deixar o fio seco demais.

Aplicar o xampu duas vezes durante a lavagem é um hábito que ajuda a controlar a oleosidade, pois ajuda a limpar o couro cabeludo por completo. Além disso, é melhor esquecer a ideia de tomar aquele banho quente. A temperatura da água do chuveiro também influencia na saúde do cabelo. A água quente, por exemplo, resseca os fios e estimula a produção de sebo. Prefira água morna no primeiro enxágue e água fria no segundo. Use também o condicionador apenas nas pontas e remova-o corretamente na lavagem.

Na hora de lavar também é importante usar apenas as pontas dos dedos para esfregar o cabelo. Essa técnica retira com mais eficácia o acúmulo de resíduos e deixa o cabelo mais limpo.

Fontes: Adriano Almeida, médico professor de dermatologia e diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo; Lorena Teixeira, tricologista e dermatologista pela Universidade Federal de Goiás.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no UOL VivaBem.

Siga o UOL VivaBem nas redes sociais
Facebook - Instagram - Youtube