Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Spice Girl Mel B quebra costelas e não opera. Entenda como é o tratamento

Mel B posa com tipoia após passar por cirurgia - Reprodução/Instagram
Mel B posa com tipoia após passar por cirurgia Imagem: Reprodução/Instagram

Maria Júlia Marques

Do UOL VivaBem, em São Paulo

10/12/2018 20h47

A cantora Mel B, eterna Spice Girls, foi hospitalizada após sofrer um acidente que causou fraturas em sua mão direita e costelas. Ela afirma que precisou passar por uma cirurgia de três horas para reparar a mão e que quebrou duas costelas.

Em um post no Instagram, a beldade agradeceu a equipe médica pela atenção nos cuidados de emergência, mas não deixa claro como foi que se machucou. O site americano de fofocas TMZ publicou que um amigo próximo da cantora contou que ela tropeçou nas escadas de casa quando acordou durante a noite. 

Os exames de Mel B não foram divulgados, então não é possível saber o que aconteceu exatamente com sua mão. Porém, é fácil explicar por que a cantora só precisou de cirurgia na mão e não nas costelas. 

"O tratamento para fratura na costela, usualmente, é só dar remédio para evitar a dor," diz Alexandre Stivanin, ortopedista membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. 

Intervenções cirúrgicas são recomendadas em casos mais graves, quando cerca de quatro ou cinco costelas são fraturadas, o que pode deixar o tórax instável e fragilizar a respiração. Segundo Adriano Scaff, neurocirurgião do conselho da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, de 90 a 95% dos casos de fratura na costela o tratamento é só clínico mesmo. 

"As costelas são as responsáveis por criar essa caixa para o pulmão poder expandir e contrair na respiração, quando muitas costelas quebram e essa estrutura perde a capacidade de formar uma caixa e dar estrutura para respiração é que se deve operar, mas são casos raros", comenta Scaff. 

Não precisar de cirurgia não quer dizer que quebrar a costela seja algo tranquilo. Os pacientes costumam sentir muito incômodo, uma vez que sempre que respiram podem movimentar os ossos fraturados. Risos e tosses também podem aumentar o desconforto. Assim, os remédios receitados têm como objetivo aliviar a dor constante. 

Enquanto os medicamentos afastam o sofrimento, o corpo trabalha sozinho para colocar os ossos de volta no lugar certo. E não precisa ficar com medo de que o osso da costela vai colar errado se não tiver algo imobilizando o tórax. "A região tem muitos músculos e ligamentos que mantém o osso da costela no lugar. Ficando sem fazer grandes esforços você garante que a costela cicatrize da maneira correta", diz Scaff. 

O tratamento completo pode durar de 3 a 5 semanas, até que a costela se consolide. Nesse período, a vida segue. Não é preciso ficar em repouso total, só ter bom senso. "Esportes devem ser evitados, já que aumentam a frequência respiratória e fazem o pulmão mexer muito, o que pode atrasar a cicatrização", afirma Stivanin. 

Tomando os devidos cuidados, seu corpo dará conta do recado e deixará suas costelas estáveis novamente. 

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube