Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Jejum antes de exames de sangue é prejudicial em pacientes com diabetes

PeopleImages/IStock
Imagem: PeopleImages/IStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

08/12/2018 16h18

Um novo estudo, realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan (EUA), mostrou que ficar em jejum antes de fazer testes de colesterol provoca hipoglicemia (nível baixo de glicose no sangue) em pessoas com diabetes que tomam insulina ou sulfoniluréia (um medicamento para controlar o diabetes tipo 2).

Publicado no periódico International Journal of Endocrinology, o trabalho científico observou 525 pessoas com diabetes. Os cientistas pediram que os voluntários respondessem a um questionário com perguntas sobre o tipo e duração da doença. Além disso, os participantes foram questionados se haviam tido algum episódio de hipoglicemia nos últimos 12 meses.

Após análise dos dados, os autores descobriram que pessoas com diabetes tinham maior probabilidade de ter pouco açúcar no sangue em jejum antes de de fazer exames.

"A hipoglicemia é um problema negligenciado que vemos quase sempre em pacientes com diabetes que pulam o café da manhã", diz o autor do estudo, Saleh Aldasouqi, um dos autores da pesquisa.

Aldasouqi acrescenta ainda que a prática de jejuar antes de exames vem de diretrizes antigas e que, inclusive, já foram abolidas em países da Europa e Canadá.

De acordo com os pesquisadores, apenas 35% dos participantes receberam conselhos sobre como prevenir um evento de hipoglicemia.

"O problema é negligenciado na prática clínica e nosso objetivo é trazer à luz este problema e educar médicos e pacientes sobre as consequências do jejum durante a medicação para diabetes", concluiu Aldasouqi.

Siga o UOL VivaBem nas redes sociais
Facebook - Instagram - Youtube