Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Aparelho identifica se pessoa ficou muito tempo exposta ao sol ou não

O sensor é resistente à água e calor  - Northwestern University/ Divulgação
O sensor é resistente à água e calor Imagem: Northwestern University/ Divulgação

Do UOL VivaBem, em São Paulo

08/12/2018 12h18

Você é do tipo de pessoa que adora tomar sol? Agora imagine se pudesse saber se ficou muito ou pouco tempo exposto aos raios ultravioletas. A ideia que parecia longe da realidade se tornou possível graças a pesquisadores da Universidade do Noroeste  (EUA). 

Eles criaram um sensor capaz de informar se a pessoa ficou muito tempo no sol. Além de ser pequeno (cerca de 8 milímetros de largura e 1 milímetro de espessura), o dispositivo é a prova d'água e resistente ao calor. 

A ferramenta funciona convertendo a luz UV em uma corrente elétrica, cuja magnitude indica o nível de exposição ao sol. Uma antena de rádio embutida transmite as informações sem fio para o celular do usuário, por meio de um aplicativo. 

O risco de queimadura solar da pessoa é então calculado com base em sua dose de UV e outras informações que eles fornecem sobre o tipo de pele e quanto protetor e roupas estão usando. 

Para testar a eficiência da técnica, os cientistas recrutaram nove voluntários no Brasil e 13 na Flórida. O dispositivo foi colocado nas unhas, mãos ou braços dos participantes, enquanto eles faziam atividades ao ar livre, nadavam, tomavam banho ou corriam. A tecnologia mostrou se bastante eficiente: não se desprendeu quando foi exposta à água ou calor.

Shuai Xu, um dos autores da pesquisa, espera que a tecnologia ajude a reduzir a atual epidemia de câncer de pele nos EUA e na Austrália, informando as pessoas quando devem aplicar protetor solar ou ir para dentro de casa. Ao mesmo tempo, pode ser usado por pessoas com eczema e psoríase para se certificar de que recebem sol adequado. 

A plataforma já está disponível nas lojas da Apple nos Estados Unidos e custa cerca de 60 dólares. 

Siga o UOL VivaBem nas redes sociais
Facebook - Instagram - Youtube