Topo

#SemFrescura: baratas transmitem doenças? Elas podem entrar no seu nariz?

Maria Júlia Marques

Do UOL VivaBem, em São Paulo

03/12/2018 04h00

Seres humanos que conseguem lidar com baratas sem surtar merecem um prêmio. O bicho é campeão em ter haters e se alguém gritar: "Olha a barata", com certeza muita gente sai correndo. 

Apesar de causar nojo e desespero, as baratas não fazem mal a pessoas. O maior risco que oferecem se dá pelo fato de que carregam em seus corpos bactérias, protozoários, fungos e vírus, podendo agir como vetores para nos contaminar. No entanto não é comum, pois elas dificilmente entram em contato direto conosco. 

Outra situação que nos afeta é quando elas resolvem se alojar em orifícios do corpo humano, como o ouvido ou o nariz. Sim, pode acontecer, mas são casos raros.

Saiba mais sobre esses animais feios e seus hábitos no vídeo acima, com informações de Patricia J. Thyssen, professora de entomologia do Instituto de Biologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), e Silvio Shigueo Nihei, professor associado do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da USP (Universidade de São Paulo). O roteiro é de Rodrigo Lara.

Acompanhe as informações do #SemFrescura toda segunda-feira, porque dá para ser saudável sem frescura.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube