Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


"É essencial à saúde do corpo": LeBron James conta segredos para dormir bem

O astro da NBA diz que sempre tenta ter de oito a dez horas de sono por noite - Richard Mackson/USA TODAY Sports
O astro da NBA diz que sempre tenta ter de oito a dez horas de sono por noite Imagem: Richard Mackson/USA TODAY Sports

Do UOL VivaBem

01/12/2018 15h53

Um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos, o norte-americano LeBron James já declarou que gasta aproximadamente U$ 1,5 milhões ao ano para ter um corpo saudável e conseguir manter a alta performance.

Mas uma das táticas mais valiosas usadas pelo atleta do Los Angeles Lakers para isso não custa caro: dormir. O astro da NBA disse que procura sempre ter de oito a dez horas seguidas de sono e, se não consegue, faz questão de tirar um cochilo de duas horas e meia à tarde.

VEJA TAMBÉM

"Não tem nada melhor do que o sono profundo para recuperar seu corpo mental e fisicamente. Até posso fazer exercícios, crioterapia, bota de compressão e tudo mais quando estou acordado. Mas após uma boa noite me sinto 'novo', pronto para enfrentar o dia em alto nível", declarou LeBron em uma entrevista dada junto com seu treinador pessoal, Mike Mancias, ao podcast do The Tim Ferriss Show.

Os dois revelaram também os principais recursos usados pelo atleta para "ter um bom desempenho na cama" --lembre-se que estamos falando só sobre dormir, ok? Confira.

Quarto deve ser o "ambiente perfeito"

Temperatura adequada, nenhuma luminosidade, cama confortável. Tudo isso favorece uma boa noite de sono, segundo Mancias. O treinador diz que o quarto de LeBron deve sempre ser completamente escuro e ter uma temperatura em torno de 20 C° a 21 C°. Motivo: a luz inibe a produção de melatonina (hormônio do sono) e calor ou frio demais podem aumentar o estresse no organismo, deixando-o em estado de alerta.

Barulho de chuva    

Sim, o gigante de mais de 2 metros de altura escuta o barulho de chuva para relaxar à noite. O jogador de basquete revela que utiliza o aplicativo Calm (gratuito para Android e iOS), que tem sons que ajudam a pegar no sono e se manter dormindo. Como o barulho de chuva ajuda a acalmar? Além de "abafar" ruídos que incomodam, ele induz o cérebro a um estado mental de relaxamento, pois desperta memórias agradáveis associadas ao som, como o conforto do seu sofá, cobertores, um fim de semana agradável no campo...   

Nada de aparelhos eletrônicos 

Cerca de 30 a 45 minutos antes de se deitar, LeBron para de usar o smartphone --deixa só rolando o barulho de chuva -- e desliga a televisão e o computador. Além de emitir luz e prejudicar a produção do hormônio do sono, os aparelhos eletrônicos, e especialmente as redes sociais, são uma distração, acredita Mancias. "É preciso evitá-los para se concentrar e criar o ambiente perfeito para dormir", diz o treinador.        

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube