Topo

Jairo Bouer

Jairo, não tenho ereção desde que coloquei marcapasso. Há relação?

Do UOL VivaBem, em São Paulo

29/11/2018 04h00

Nesta semana, o leitor conta que fez uma operação em 2017 e quer saber o quanto ela pode ter afetado sua vida sexual. "Tive um problema no coração e recebi um marcapasso, desde então tenho problemas de ereção. Gostaria de saber há relação e como resolver o problema", afirma o leitor. 

O especialista em sexualidade Jairo Bouer diz que a situação é delicada. "Qualquer cirurgia é um trauma físico e psicológico. Por si só, isso pode impactar na ereção", explica Jairo. Também existem medicamentos que influenciam na ereção. "Converse com seu médico para ver se algum remédio [que você passou a tomar após o marcapasso] pode causar dificuldade". 

Além disso, Jairo diz que para resolver a situação é possível usar facilitadores de ereção, que são medicamentos que garantem e mantêm o pênis em pé. "Mas tem que checar com o médico para ver se não vai interferir com os outros remédios que você está tomando para o coração", alerta Jairo. 

Tem alguma dúvida? Mande um email para o drjairobouer@uol.com.br. Acompanhe ainda o blog do Jairo Bouer. E, se você perdeu algum programa do @saúde, assista a outras edições.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube