Topo

Escapou da dieta? Retomar os hábitos saudáveis ainda faz bem ao coração

happy_lark/IStock
Imagem: happy_lark/IStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

18/11/2018 14h16

Com a falta de tempo e a rotina agitada fica cada vez mais difícil manter uma dieta equilibrada e evitar o consumo de gorduras, frituras, doces e bebidas alcoólicas. E começar mas depois desistir desse tipo de dieta pode parecer uma derrota.

No entanto, mesmo que você dê uma escorregada, voltar aos hábitos saudáveis continua fazendo bem à saúde do coração, e você não tem uma grande perda dos resultados anteriores. A constatação foi publicada na revista Nutrients.

Para avaliar como a desistência das dietas interferem nos fatores de risco para diabetes e doenças do coração, cientistas da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, analisaram dois estudos antigos.

VEJA TAMBÉM:

Alguns dos participantes adotaram um padrão alimentar no estilo de abordagens dietéticas para parar hipertensão (dieta Dash) e outros uma dieta mediterrânea.

Durante cinco semanas, os voluntários foram observados e tiveram os fatores de risco avaliados. Após a análise, os participantes voltaram a seguir um padrão alimentar normal e voltaram depois de quatro semanas para um novo check-upEm seguida, iniciaram novamente uma dieta rica em frutas, vegetais e grãos integrais por mais cinco semanas. Os resultados foram impressionantes: a saúde dos pacientes melhorou, proporcionando redução da pressão arterial e colesterol.

"Essas descobertas devem encorajar as pessoas a tentar novamente se falharem em sua primeira tentativa de adotar um padrão de alimentação saudável. A melhor opção é manter o padrão saudável, mas se você escorregar, tente novamente", reforça Wayne Campbell, um dos autores do estudo.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube