Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Quer se proteger do sol? Teste mostra filtros solares mais confiáveis

Associação mostrou quais são os melhores produtos para sua saúde e bolso  - iStock
Associação mostrou quais são os melhores produtos para sua saúde e bolso Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

13/11/2018 20h18

O verão está chegando e muitos de nós não resistimos a um bom banho de sol. Mas, para proteger a pele e evitar manchas, queimaduras e até câncer de pele, entre muitos cuidados, você precisa se lembrar de sempre passar o filtro solar.

Para tentar facilitar essa missão, a Proteste (Associação de Defesa do Consumidor) avaliou alguns dos principais produtos do mercado e os classificou como mais e os menos confiáveis. A lista conta com 15 filtros solares, corporais e faciais.

VEJA TAMBÉM:

Para chegar aos resultados, testes foram feitos com 30 voluntários que receberam os produtos sem identificação e analisaram aroma, textura, absorção, tonalidade na pele e facilidade em espalhar. Além disso, no laboratório foram testados o fator de proteção solar – famoso FPS-, responsável por indicar a capacidade que o produto tem em filtrar os raios UVB, e a proteção UVA.

A boa notícia é que nenhum filtro solar decepcionou em relação à proteção UVA. Porém, a Coppertone apresentou um FPS abaixo do informado no rótulo --o produto avaliado foi o Ultraguard Loção FPS 30. A marca também uma das que menos agradou os participantes do teste na pele, que afirmaram que a consistência do filtro é espessa, com aspecto pegajoso e aroma desagradável.

Os produtos Roc Minesol Facial FPS 60 e Sunmax Facial FPS 55 também foram avaliados como “qualidade ruim”.

Capazes de proteger contra raios UVB e UVA, e apreciados pelos consumidores, três produtos ganharam o título de melhor do teste: Lóreal Expertise Supreme FPS 30, Vichy Ideal Soleil Hydrasoft FPS 30 e Nívea Facial FPS 60.

Para quem busca custo benefício, a Proteste criou a categoria "escolha certa". Nela, entram produtos que apresentaram boa qualidade e bom preço. Os cinco escolhidos: L’oreal Expertise Supreme FPS 30, Natura FPS 30, Nívea FPS 30, Cenoura & Bronze FPS 30, e Natura Facial FPS 60/20 FPUVA.

Para escolher o protetor ideal e manter a eficiência do produto, a associação ainda separou algumas dicas:

- Verifique o filtro adequado para o seu tipo de pele. De maneira geral, produto em gel é indicado para a oleosa, já quem tem pele normal ou seca deve optar por cremes ou loções. Além disso, quem tem pele muito clara ou foi submetido a tratamento dermatológico precisa escolher um FPS acima de 50.

- Preste atenção na validade e armazenamento. Não use protetor vencido, pois ele pode ter perdido a eficácia. Mantenha o frasco em local seco e à temperatura ambiente. Logo, evite guardá-lo na geladeira ou no banheiro (local mais úmido da casa).

- Avalie o fator de proteção (FPS).  A associação enfatiza as recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia, no sentido de que o consumidor deve priorizar produtos com fator de proteção solar igual ou superior a 30, pois eles protegem bem contra os raios UVB, capazes de provocar queimaduras, entre outros problemas. Filtros abaixo de 30 são liberados eventualmente apenas para pessoas com a pele negra.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube