Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Devíamos desmaiar sempre ao levantar; Novo estudo descobriu o que nos salva

Cientistas encontraram proteínas que estimulam o reflexo barorreceptor, o responsável por modular a circulação - iStock
Cientistas encontraram proteínas que estimulam o reflexo barorreceptor, o responsável por modular a circulação Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

11/11/2018 13h18

Em algum momento você já se questionou como o sangue continua fluindo normalmente mesmo com o corpo mudando de posição? Compare o organismo com uma garrafa, por exemplo: quando você coloca na vertical uma garrafa de água que estava deitada na geladeira, todo o líquido vai para baixo. Então, por que o nosso sangue não vai para as pernas ao levantarmos?

Para explicar esse fenômeno, um estudo publicado no jornal científico Science analisou o chamado reflexo barorreceptor, que é o responsável por modular a circulação.

VEJA TAMBÉM:

A ideia, segundo os pesquisadores, é que temos neurônios capazes de responder rapidamente as mudanças de posições e eles ativam o controle de pressão. Mas saber com todos os detalhes como o reflexo barorreceptor funciona é um mistério.

"O que acontece é que, ao se levantar, sua pressão arterial cai rapidamente", observaram os cientistas responsáveis pela pesquisa. "No entanto, você não desmaia graças aos barorreceptores, que avisam o corpo da necessidade de aumentar a frequência cardíaca e empurrar mais sangue para o cérebro."

Na busca de mais detalhes sobre esse controle corporal, o estudo identificou duas proteínas que monitoram a pressão arterial e controlam o reflexo. A pesquisa analisou pela primeira vez como as células medem uma mudança na pressão, conhecida como mecanotransdução.

Os pesquisadores descobriram que as proteínas PIEZO1 e PIEZO2, juntas chamadas de PIEZOs, eram as reais responsáveis por manter a pressão estável. Usando camundongos, eles provaram que ambas proteínas mantêm a pressão sanguínea estável, apontando para o organismo quando é hora de aumentar a frequência cardíaca e bombear mais sangue, como ao levantar.

"Quando as proteínas PIEZOs foram introduzidas em camundongos, a pressão sanguínea e a frequência cardíaca aumentaram, sugerindo que o barorreflexo entrou em ação. Tanto a PIEZO1 quanto a PIEZO2 se mostraram necessárias para ativar e fazer os barorreceptores funcionarem," relataram os pesquisadores.

Além disso, quando a equipe prejudicou a função das tais proteínas nos animais, eles apresentaram maior risco de hipertensão e variabilidade da pressão arterial.

Entender o reflexo barorreceptor não é importante só para compreender como não desmaiamos ao andar. Os pesquisadores avaliam o processo pensando que ele poderia ajudar no tratamento de pacientes que sofrem de pressão baixa ou alta, uma vez que a regulação da pressão arterial é essencial para a nossa saúde.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube