Topo

Tudo sobre AVC

Sintomas, Cuidados e Tratamento


Adultos jovens com pressão alta têm maior risco de AVC e doença do coração

iStock
Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

07/11/2018 14h00

Pessoas com menos de 40 anos de idade que tem pressão alta apresentam maior risco de insuficiência cardíaca, AVC e bloqueios de vasos sanguíneos à medida que envelhecem, de acordo com um estudo realizado pelo periódico JAMA (Journal of the American Medical Association)

O estudo sugeriu que identificar e tratar a condição em pessoas mais jovens pode ter benefícios a longo prazo.

?Este é um primeiro passo para avaliar se a pressão alta, como definido pelos novos critérios, é algo que as pessoas mais jovens devem se preocupar como um potencial precursor para problemas graves", disse Yuichiro Yano, um dos autores do estudo.

A equipe analisou mais de 4.800 adultos que realizaram medições de pressão antes dos 40 anos como parte do estudo ?cardia?, que começou em 1985. Cerca de metade dos participantes eram afro-americanos e 55% eram mulheres.

VEJA TAMBÉM:

Os voluntários foram divididos em quatros grupos com bases nos níveis de pressão alta estabelecidos em 2017 pela American Heart Association (Associação Americana do Coração, em tradução livre).

A partir dos grupos, os cientistas rastrearam se os participantes tiveram eventos cardiovasculares durante 19 anos. Ao todo, ocorreram 228 incidentes, com níveis de pressão arterial sucessivamente maiores.

"Embora este seja um estudo observacional, demonstra que as novas diretrizes de pressão arterial são úteis para identificar aqueles que podem estar em risco de eventos cardiovasculares", conclui Yano.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook ? Instagram ? YouTube