Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Tenho muita dor nas costas. Qual médico devo procurar?

Gabriela Ingrid

Do UOL VivaBem, em São Paulo

06/11/2018 04h00Atualizada em 14/11/2018 16h57

"Qual médico devo procurar para tratar minhas dores nas costas?"

Quando a dor é muito aguda, o ideal é procurar um clínico geral, que provavelmente vai encaminhar você para um especialista mais capacitado para tratar o problema

Segundo os especialistas consultados pelo UOL VivaBem, a maioria das dores nas costas é de causa ortopédica. O ortopedista é o médico que cuida dos ossos, músculos, articulações e ligamentos.

Um dos principais problemas é a postura inadequada, que pode inflamar o músculo, comprimir o nervo e causar a dor. Também pode ser uma das causas da formação de uma hérnia de disco ou até de escorregamento de vértebra.

Existe ainda um grupo de doenças inflamatórias da coluna vertebral (espondiloartrites) que causam dores nas costas e são tratadas por reumatologistas.

A mais comum é a espondilite anquilosante, que costuma atingir jovens, em sua maioria homens, de 18 a 40 anos. Nesse caso, a dor na coluna vertebral não melhora, mesmo com repouso ou anti-inflamatórios. Por esse motivo, se a sua dor na coluna persistir por 90 dias ou mais e não melhorar, mesmo com os devidos cuidados, é bom procurar um reumatologista.

Fontes: Marco Otani, ortopedista do Centro de Qualidade de Vida, especializado em dor pelo HC -FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo); João Paulo Bergamaschi, ortopedista e cirurgião de coluna, membro da Sociedade Brasileira de Coluna; José Roberto Provenza, reumatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no UOL VivaBem.

Siga o UOL VivaBem nas redes sociais
Facebook ? Instagram ? Youtube