Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Estar em forma pode ser tão benéfico para saúde quanto não fumar

Quanto maior a aptidão física de alguém, menor a probabilidade de morrer prematuramente, e vice-versa. - iStock
Quanto maior a aptidão física de alguém, menor a probabilidade de morrer prematuramente, e vice-versa. Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

31/10/2018 19h16

Nós já sabemos que fazer exercícios é ótimo para saúde, mas um estudo achou mais um ótimo motivo para você não abandonar a prática. Segundo os cientistas, estar em forma pode ser tão importante para ter uma vida longa quanto não fumar.

A pesquisa sobre aptidão física e mortalidade, publicada no jornal científico Jama Network Open, também avaliou se existe um limite para os benefícios da aptidão, e a resposta foi um animador “não”. 

VEJA TAMBÉM:

Os pesquisadores provaram que não devemos nos surpreender ao ouvir que as pessoas que se exercitam e têm alta resistência aeróbica tendem a viver mais tempo do que aquelas que são sedentárias ou estão fora de forma.

Para chegar a boa notícia, os pesquisadores avaliaram um banco de dados com exames anuais de 122.007 homens e mulheres, de meia-idade ou idosos. Foram priorizadas as análises de teste de esforço –também conhecido como exame ergométrico-, aquele exame em que o paciente corre em ritmo progressivo na esteira até chegar ao seu limite. O exame garante uma avaliação ampla do funcionamento cardiovascular.

Com os resultados, os cientistas classificaram os participantes entre aqueles com nível de condicionamento abaixo da média, acima da média, ou altamente preparadas. Também foi criado um grupo de elite, onde os 2% com melhor resistência e aptidão foram colocados.

Por fim, foram comparados os registros de óbitos e os exames de esforço de cada integrante para relacionar a aptidão física e a mortalidade.

O resultado foi que quanto maior a aptidão, menor a probabilidade de morrer prematuramente, e vice-versa. Essa correlação se manteve em todos os níveis de aptidão.

Mesmo nos alcances mais altos de resistência, a vantagem ocorreu: os 2% dos voluntários com aptidão de elite viveram mais tempo do que aqueles com aptidão elevada e foram cerca de 80% menos probabilidade de morrer prematuramente do que os com menor resistência.

Quando os pesquisadores compararam os benefícios da longevidade e resistência aos de outros fatores de saúde, o condicionamento físico continuou se saindo bem.

Os resultados mostraram que participantes que fumavam ou tinham doenças cardíacas eram mais propensos a morrer jovens do que aqueles que não fumavam, o que era óbvio.

A surpresa foi notar que os riscos numéricos de fumar foram iguais aos associados a alguém que não faz atividade física. A conclusão do estudo, então, foi que estar fora de forma aumenta o risco de morte precoce tanto quando fumar.

“Isso não quer dizer que ser fitness pode compensar o uso de cigarros, apenas que ser sedentário é tão grave quanto fumar”, esclareceram os cientistas. “Acho que podemos dizer, com base neste estudo e em outros, que é uma boa ideia se exercitar se você espera uma vida longa e saudável.”

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube