Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Bebês que nascem em casa têm mais diversidade de bactérias benéficas

iStock
Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

31/10/2018 11h10

A ciência encontrou um benefício para os bebês que nascem de parto humanizado. De acordo com um estudo publicado no periódico Scientific Reports, essas crianças têm uma maior variedade de bactérias "do bem" em seus intestinos e fezes, o que pode afetar o desenvolvimento da imunidade e do metabolismo.

Para o estudo, os pesquisadores observaram 35 bebês e suas respectivas mães por um mês após o nascimento. Segundo os cientistas, 14 partos foram feitos em casa --quatro deles na água-- e 21 no hospital. Todos ocorreram sem intervenção cirúrgica e os bebês foram exclusivamente amamentados pela mãe.

No momento do nascimento, a diversidade da microbiota vaginal e a proporção de Lactobacillus das mães que realizaram o parto no hospital foi maior do que nas mães que tiveram em casa.

Entretanto, entre as 20 crianças que não foram expostas a antibióticos ou ao parto na água, a diversidade fecal diferiu significativamente pelo local de nascimento. Os bebês nascidos no hospital tinham menos Bacteroides, Bifidobacterium, Streptococcus e Lactobacillus --as bactérias do "bem"--, e mais Clostridium e Enterobacteriaceae --geralmente patogênicas--, do que bebês nascidos em casa.

Com 1 mês de idade, as fezes de bebês nascidos no hospital também induziram maior expressão gênica pró-inflamatória em células epiteliais do cólon humano.

De acordo com os autores, os resultados sugerem que a hospitalizaçãopode afetar a microbiota da fonte vaginal e a colonização inicial durante o trabalho de parto, com efeitos que poderiam persistir na microbiota intestinal dos bebês um mês após o nascimento.

A microbiota intestinal tem um papel importante na prevenção de doenças crônicas como diabetes, obesidade e asma. Geralmente, os micróbios transmitidos da mãe para o bebê ajudam a evitar esses problemas.

Embora mais pesquisas sejam necessárias, o estudo sugere que a renovação do ambiente hospitalar para nascimentos de baixo risco, de modo que se aproxime mais das condições do lar, pode ser benéfica.

Siga o UOL VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube